Por Rafael Jandre; Para O TechTudo


Será que vale mesmo a pena comprar o Galaxy Note 2? O foblet da Samsung finalmente vai desembarcar no Brasil, mas quando chegar às lojas, no fim de outubro, custará ao menos R$ 2.299. Com muitos novos recursos, será que vale a pena investir tão caro em um smartphone deste tipo? Listamos algumas de suas características mais interessantes para te ajudar a tomar essa decisão. Confira:

- Android 4.1 Jelly Bean e a caneta S-Pen

O Galaxy Note 2 já vem com a nova versão do sistema operacional móvel da Google instalada de fábrica. Considerada a melhor atualização do Android já lançada, o Jelly Bean, junto com as implementações da Samsung, fazem do aparelho um smartphone muito divertido de se usar.

O Galaxy Note 2 sai de fábrica com Jelly Bean (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Uma das principais características que definem a linha de foblets da Samsung é a caneta S-Pen. No Galaxy Note 2 a fabricante incluiu um novo recurso chamado Quick Command (Comandos Rápidos), com o qual o usuário pode acessar uma série de comandos, simplesmente pressionando o botão existente na caneta e a deslizando para cima. Ao fazer um desenho com o aplicativo Paper Artist, por exemplo, é possível alterar a cor utilizada com o recurso.

Outros dois novos recursos chamados AirView e Popup Note foram incluídos no aparelho. O AirView serve para visualizar informações rapidamente, sem ter que abrir qualquer conteúdo em aplicativos como galeria de fotos, vídeos e e-mails. Para isso, basta aproximar a caneta S-Pen da tela e o sistema exibe uma pequena tela de pré-visualização. Já no Popup Note, os usuários poderão abrir uma janela para notas rápidas a qualquer momento, durante a execução de um aplicativo ou uma ligação em andamento. Este recurso é perfeito para escrever notas e lembretes importantes.

Com o AirView, os usuários poderão visualizar conteúdos sem precisar abrir os arquivos (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A Samsung também adicionou uma ferramenta divertida chamada Easy Clip (Corte fácil) no Galaxy Note 2. Com este recurso, é possível selecionar e recortar qualquer conteúdo mostrado na tela, utilizando a caneta S-Pen, para depois armazená-lo ou compartilha-lo via e-mail, redes sociais ou mensagens. Além disso, qualquer imagem capturada pelo dispositivo pode ser editada nas cores, sombras e até nos formatos, de maneira totalmente livre.

Ferramente de corte fácil - Easy Clip -, recorte, copiei e compartilhe (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O S Cloud, serviço de armazenamento de dados na nuvem da Samsung, é outro recurso muito esperado que estará presente no Note 2. Com ele, será possível guardar dados como documentos, fotos e vídeos, além de uma integração com outro serviço de dados em nuvem, o Dropbox. Ao comprar o Note 2, os usuários poderão desfrutar de 50 GB de espaço de armazenamento grátis, disponibilizado em função da parceria entre as empresas. 

Além dessas novidades, estão confirmados também o assistente virtual S Voice – o “Siri da Samsung” – e o Smart Stay, que detecta a presença do usuário e ativa ou desativa a tela automaticamente.

- Tela maior, processador melhor e mais espaço para armazenamento

A tela de 5,5 polegadas é o que caracteriza Galaxy Note 2 como um foblet, categoria entre smartphones e tablets. No aparelho, a Samsung implementou a mesma Super Amoled HD (720p) utilizada no Galaxy S3. As telas com altíssimos níveis de contraste, saturação de cores e ângulos de visão sem distorção, são uma marca registrada da gigante sul-coreana e grande atrativo dos seus modelos.

Tela Super Amoled HD e processador Exynos 4 equipam o Note 2 (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O novo Galaxy Note recebeu o mesmo processador Exynos quad-core do S3, porém com aumento na frequência para 1,6 Ghz, contra 1,4 Ghz do irmão menor. A memória RAM também foi aumentada, passando para 2 GB. Já a capacidade de armazenamento interno do foblet foi expandida para 64 GB, assim como o suporte a cartões de memória microSD, que agora trabalha com modelos de até 64 GB.

Internet mais rápida e maior bateria, sem perder a elegância

A taxa de transmissão de dados do Note 2 foi aprimorada e atinge 42.2 Mbps, o dobro dos 21.1 Mbps alcançados pelo Galaxy S3 e pelo Galaxy Note original. Na prática, a velocidade de transmissão de dados é até 10 vezes mais rápida do que a encontrada no 3G normal. Isto oferece transmissões de vídeos da internet de forma mais ágil e downloads mais rápidos. Ou seja, uma melhor experiência móvel quando o Wi-Fi não estiver disponível.

O Galaxy Note 2 e o irmão Galaxy S3 (Foto: Reprodução) (Foto: O Galaxy Note 2 e o irmão Galaxy S3 (Foto: Reprodução)) — Foto: TechTudo

Para manter todos estes recursos funcionando por mais tempo, a Samsung implantou uma bateria com capacidade de 3100 mAh, o que lhe garante 17 horas de uso contínuo. A mudança representa um aumento de 25% em relação ao modelo original, que possuía 2500 mAh.

Mesmo com todas as melhorias implantadas, o Note 2 teve a espessura reduzida para 9,4 milímetros, uma diferença de 0,3 mm em relação ao antecessor. Outro destaque vai para o design do Galaxy Note 2, que agora é baseado no S3, com linhas mais finas, arredondadas e delicadas. Quanto às cores, o aparelho estará disponível nos tons branco e cinza.

Vale a pena comprar um Galaxy Note 2? Você se adaptaria bem a um foblet? Para quem se interessou, o aparelho começará a ser vendido este mês no Brasil e com preço sugerido de R$ 2.299. Não esqueça de dar sua opinião sobre o novo lançamento da Samsung nos comentários.

Mais do TechTudo