Por Marlon Câmara; da Redação


A Apple anunciou nesta terça-feira (23) o lançamento de uma nova versão do aplicativo leitor de livros digitais, o iBooks 3. Com diversas novidades interessantes, como a maior integração ao iCloud e a possibilidade de leitura na vertical, o principal destaque da versão 3.0 do serviço é a disponibilidade de livros traduzidos em 40 novos idiomas, o que inclui, finalmente, o português.

iBooks 3 tem interação com iCloud e redes sociais como Facebook e Twitter (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A partir de agora, será possível visualizar os livros diretamente na nuvem, por meio do iCloud, sem necessidade de baixar a leitura para o aparelho. Além disso, há uma maior facilidade na hora de compartilhar o conteúdo das obras: com um simples toque é possível selecionar e publicar trechos dos livros no Facebook e no Twitter.

Uma nova modalidade de leitura também foi implantada. Antes, só era possível ler passando as páginas na horizontal, assim como em um livro de verdade. Com o iBooks 3, há a possibilidade de visualizar o texto na vertical, com uma barra de rolagem.

Novo iBooks permite também leitura na vertical (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A companhia também atualizou o iBooks Author. O app, idelizado para autores de livros, foi redesenhado. Agora os usuários podem trocar a fonte escolhida para o ebook, adicionar fórmulas matemáticas e widgets multitouch aos seus escritos.

O iBooks 3 foi anunciado em um evento no qual a Apple também revelou seu iPad mini, que será dedicado principalmente à leitura de e-books. Assim, a atualização do serviço chega para popularizar ainda mais a venda de livros digitais nos aparelhos Apple, que agora estará disponível praticamente em todo o mundo.

Mais do TechTudo