Por Thiago Barros; Para O TechTudo


O sistema operacional baseado no núcleo Linux mais popular do mundo ganhou uma nova versão de testes. Saiu, na quinta-feira (27), o Ubuntu 12.10 Beta 2. Esta é a segunda edição preview do software, cujo modelo final será lançado em 18 de outubro, e as mudanças em relação ao primeiro beta são bem significativas.

Novo beta do Ubuntu foi lançado (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A Unity foi atualizada, ganhando mais requinte e um visual mais atrativo, o Dash recebeu novas animações durante os Previews, além da adição de novas funcionalidades como a compra online de aplicativos. Também chamada de Quanta Quetzel, a nova versão do programa da Canonical é um redesign dos grandes na linha Ubuntu. Mais organizado e bonito, ele promete agradar quem exige um bom visual de seu sistema operacional.

Entre as novidades mais funcionais estão o Messaging Menu com outra cara, o Update Manager se tornando Software Updater, o novo X.ORG adotado, o Gnome atualizado, funções de acessibilidade, Linux kernel 3.5.4, LightDM com suporte para logins remotos, Python 3.2, suporte para webapps no launcher, além de várias correções de bugs e melhorias implementadas no Dash e no Unity Preview. O arquivo .iso do software tem 800 MB e já está disponível para download.

A Canonical aproveitou ainda para lançar o Roadmap do Ubuntu 13.04. A versão final está prevista para sair em menos de um ano, no dia 25 de abril de 2013. A primeira prévia do sistema operacional, Ubuntu 13.04 Alpha 1, deve ser lançada ainda neste ano, no dia 6 de dezembro.

Mais do TechTudo