Por Pedro Cardoso; da Redação


Ainda sem explicação, os vários serviços do Google sairam do ar na tarde desta segunda-feira (26). Para que nenhum usuário fique sem usar a internet, o TechTudo listou as alternativas viáveis para cada uma das ferramentas mais populares, para serem usadas tanto no desktop, quanto em smartphones e tablets.

Serviços de buscas

Para achar algum site ou imagem na internet, os serviços do Yahoo e do Bing, da Microsoft, são as alternativas mais lembradas pelos usuários. Ambos têm sites localizados para a realidade brasileira e podem oferecer resultados apenas com as páginas em português.

Ícones no canto inferior esquerdo, além de outros elementos da página, ficaram maiores para interações em telas touch (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Webmail

Recentemente, a Microsoft transformou o Hotmail e integrou-o à marca Outlook, além disso, trocou toda a sua interface para se adequar a nova proposta iniciada pelo Windows Phone 7 e acompanhada pelo Windows 8, e deixou o produto mais leve e rápido de ser usado. Por tudo isso, tornou-se uma alternativa enquanto o Gmail estiver fora do ar.

Painel de visualização de mensagens do Outlook.com (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga) (Foto: Painel de visualização de mensagens do Outlook.com (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)) — Foto: TechTudo

Edição de documentos e HD virtual

Enquanto o Google Drive está fora do ar, uma alternativa viável para o serviço é o Skydrive, também da Microsoft. Lá, além de conseguir armazenar qualquer tipo de arquivo, o usuário pode fazer edições simples de documentos. Caso você queira apenas um lugar para guardar os documentos que estão no seu computador, o DropBox é uma das melhores alternativas, por ter aplicativos para todas as plataformas conhecidas de computadores e celulares.

Mapas e Geolocalização

Um grande concorrente ao Google Maps é o Nokia Maps, que pode ser usado no celular ou no desktop via qualquer navegador. Além disso, a Microsoft também apresenta a sua alternativa com Bing Maps. Infelizmente, os concorrentes pecam por não ter uma ferramenta similar ao Google Street View.

Nokia Maps (Foto: TechTudo) — Foto: TechTudo

Site de vídeos

Sem o YouTube no ar, duas alternativas interessantes para publicar e assistir vídeos na internet é o Vimeo e o DailyMotion. Infelizmente, apenas o DailyMotion existe também em português, enquanto o Vimeo só é encontrado em inglês e espanhol. Porém, as interfaces são similares ao famoso site do Google e os usuários não terão dificuldade para encontrar e assistir seus vídeos preferidos.

Nova página de vídeos do Vimeo (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Se você tem alguma ferramenta alternativa interessante, ajude-nos colocando sua dica nos comentários. Caso tenha alguma dúvida sobre algum desses serviços, pergunte no Fórum TechTudo.

Mais do TechTudo