Publicidade

Por Filipe Garrett; Para O TechTudo


Imagine ter em casa um "brinquedo" que faria inveja aos equipamentos usados pelas equipes profissionais de corrida. Um simulador com pneus Pirelli iguais aos usados pelos carros de Fórmula 1, chassi em fibra de carbono, freios Brembo e as dimensões de um carro real de F1. Além disso, é possível escolher a pintura que quiser para o bólido. Se você tem R$ 245 mil sobrando, disposição para importar tudo isso e pagar os eventuais impostos, esse é seu dia de sorte.

Simulador procura criar a sensação de se guiar um F1 de verdade dentro da sala de estar (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O som é digital de 5.1 canais, posicionado de maneira a reproduzir com a melhor fidelidade possível o grito dos 800 cavalos de potência do motor de F1. Atrás do "piloto de sofá" fica um computador com drive SSD, 16 GB de RAM e processador Core i7.

O volante pode ser removido, da mesma forma que os usados pelos competidores de verdade. Não bastasse isso, o "brinquedo" usa uma série de motores industriais, que criam o efeito Force Feedback conforme você pilota e se esmera pelas curvas dos autódromos do mundo. O efeito de resistência e peso no volante passa a sensação real de se estar conduzindo um carro de verdade.

Com tanta perfeição e atenção aos detalhes, o simulador da FMCG deixa a desejar apenas nos atuadores hidráulicos que alguns concorrentes oferecem. A função desses dispositivos é simular o efeito das ondulações do circuito, movendo o carro conforme as rodas, na tela, sofrem os impactos das irregularidades do asfalto.

Via Ubergizmo

Mais do TechTudo