Por Edivaldo Brito; Para O TechTudo


O Google lançou nessa sexta-feira (09/11) um novo serviço chamado de Story Builder (criador de histórias). O novo produto é uma ferramenta que se parece muito com a edição de arquivos pelo Google Drive, que permite criar uma música, um conto, adicionando personagens, editando diálogos e até músicas.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Google Story Builder permite criar histórias em forma de vídeos (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O mais interessante do Story Builder é que ele não gera um documento para ser impresso, mas sim um vídeo. O serviço funciona da seguinte forma: o usuário entra no serviço com sua conta Google, clica no botão “Get started” e então é levado para a página de criação (“Build”), onde cria os personagens da história. Depois de criar os personagens e clicar no botão “Write story” aparece a tela de criação, onde é possível alternar entre os personagens para digitar o conteúdo. A ferramenta grava tudo o que você escreve, incluindo as edições feitas no texto. No final, basta criar um link e compartilhar a criação com o resto do mundo.

O ponto positivo do serviço é que a sua interface é bem simples, porém isso também contribui ainda mais para aumentar a grande dúvida: qual a utilidade da ferramenta? Ao contrário dos outros serviços do Google, o Story Builder nesse primeiro momento parece ter pouca utilidade. Isso poderia ser diferente, se ele permitisse, por exemplo, salvar o documento criado no Google Drive e também tivesse recursos para a criação de obras completas, com gerenciamento de personagens, formatação de diálogos, entre outros recursos.

Enfim, somente quando o serviço passar a ser mais utilizado e o Google liberar mais recursos é que será possível saber onde o serviço será encaixado, dentro do Google Drive ou no Google+.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo