Publicidade

Por Alessandro Iglesias; Para O TechTudo


Um desenvolvedor do famoso fórum XDA Developers revelou a descoberta de uma grave vulnerabilidade em alguns modelos de smartphones Android da Samsung. A falha possibilitaria o uso de aplicativos baixados como porta de entrada para acessar informações pessoais guardadas no gadget, bem como realizar atividades mal-intencionadas (como roubar fotos e informações sigilosas) e até mesmo inutilizar o telefone.

Samsung Galaxy S III — Foto: TechTudo

De acordo com o programador alephzain, membro do fórum XDA Developers (voltado a troca de informações entre desenvolvedores interessados em plataformas Android e Windows Phone), a falha de segurança pode ser encontrada nos dispositivos Samsung Galaxy S III, S II, S e, potencialmente, em outros.

O usuário informa sobre um possível paliativo temporário, que seria a realização de ‘rooting’ em seu telefone, caso haja suspeita de ele estar infectado. O grande problema, segundo alephzain, reside em esta onda de infecções ainda estar descontrolada, sem previsão de término.

Ao mapear em quais versões de telefones da Samsung há maior vulnerabilidade a essa brecha de segurança, cogita-se que os telefones mais suscetíveis aparentam ser os equipados com os processadores Exynos 4210 e 4412, que utilizam códigos da própria Samsung.

De acordo com outro participante do XDA Developers, de apelido supercurio, a Samsung já foi notificada sobre esta nova classe de ameaça para seus telefones e já começou a realizar uma revisão interna. Ainda não há previsão oficial sobre quando será lançado o pacote de correção.

Via The Verge.

Mais do TechTudo