Por Aline Ferreira; Para O TechTudo


Após muita expectativa, o iPhone 5 será lançado no Brasil na próxima sexta-feira (14), e com ele surgem as dúvidas do usuário sobre como é o funcionamento do aparelho e quais são os eventuais problemas que ele pode apresentar. O TechTudo reuniu os mais frequentes problemas e as possíveis soluções relatados por usuários do mundo todo.

iPhone 5 chega ao Brasil nesta sexta-feira (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Otimização do consumo da bateria

Diferentemente do que muitos pensam, a bateria do novo iPhone 5 apresenta a mesma tecnologia usada em suas versões anteriores, de modo que o desempenho entre eles é o mesmo. Assim como os demais modelos, algumas medidas são necessárias para otimizar o uso da bateria, que descarrega bem rápido.

Frequentemente os engenheiros buscam encontrar novas maneiras de otimizar o desempenho da bateria e, por isso, é extremamente importante manter o software do sistema sempre atualizado.

Outro método igualmente importante que auxilia na redução do consumo de bateria refere-se aos diversos ajustes nas configurações, tais como: ativação dos serviços de localização, Bluetooth, LTE e Wi-Fi somente quando necessário, diminuição do brilho da tela, uso do “modo avião” em áreas de pouca ou nenhuma cobertura e desativação de serviços de sincronização automática e notificações.

Ocasionalmente o brilho da tela enfraquece

Em algumas ocasiões, o brilho da tela do iPhone 5 fica enfraquecido deixando a lockscreen muito escurecida. Aparentemente, esse é um problema relacionado ao software de sistema e pode ser contornado com a reinicialização do aparelho. É possível que uma futura atualização do iOS corrija o bug, mas por enquanto fica a dica que ele existe.

Ativação do iMessage

Alguns usuários podem encontrar problemas para ativar o iMessage no iPhone 5, que algumas vezes simplesmente não funciona. Apesar de ainda não ter sido encontrada uma solução efetiva para tal questão, alguns usuários vem contornando o problema utilizando alguns procedimentos como: reiniciando o aparelho algumas vezes, colocando em modo avião por alguns segundos e ativando o modo automático para a hora e a data em questão.

Caso nenhum desses ajustes resolva o problema, é possível que haja algum bloqueio contra spam em mensagens de texto. Nesse caso, será necessário entrar em contato com sua operadora de telefonia para verificar a existência desse bloqueio.

Entrega atrasada de mensagens de texto

Problemas com o envio e entrega de mensagens de texto geralmente estão relacionadas com a operadora de telefonia. A dificuldade no envio e recebimento de mensagens SMS ou por iMessage pode ser provisório e será solucionado sem a intervenção do usuário ou então, será necessário entrar em contato com a prestadora de telefonia móvel para regularizar o serviço.

Luzes sendo emitidas em partes específicas do aparelho

Em alguns dispositivos é possível perceber a emissão de luz em pontos específicos do aparelho, principalmente abaixo do botão de bloqueio. Este é um problema comum em aparelhos na cor branca e o usuário pode substituí-lo ou simplesmente ignorá-lo.

Luz sendo emitida por debaixo do botão de bloqueio (Foto: Reprodução) (Foto: Luz sendo emitida por debaixo do botão de bloqueio (Foto: Reprodução)) — Foto: TechTudo

Problemas com o Wi-Fi

Problemas no uso do Wi-Fi tem se tornado constantes no novo aparelho da Apple. Ainda sem nenhuma resolução definitiva, uma breve a restauração do sistema pode ajudar na correção ou melhora do serviço.

Manchas roxas em fotografia

Manchas roxas nas fotos do iPhone 5 (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Algumas fotografias tiradas pela câmera do iPhone 5 apresentam manchas roxas quando expostas à luz. Segundo a Apple, esta é uma situação normal e que ocorre também com grande parte das máquinas fotográficas atuais.

Para solucionar tal problema basta mudar a posição da câmera quando perceber que a mancha irá aparecer ou simplesmente posicionar sua mão sobre a lente, fazendo uma sombra sobre ela e diminuindo a exposição da foto.

Mais do TechTudo