Por Dário Coutinho; Para O TechTudo


Depois de listar os melhores jogos de 2012, o TechTudo montou uma lista com os títulos para iPhone, iPod Touch e iPad que se destacaram durante o ano. A lista contém games casuais e títulos com experiência próxima a de videogames modernos.

Dentre todos os jogos Rayman Jungle Run se destacou pelo fator diversão (Foto: Divulgação) (Foto: Dentre todos os jogos Rayman Jungle Run se destacou pelo fator diversão (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Vencedor do título de “jogo do ano” no Video Game Awards 2012, The Walking Dead The Game não poderia ficar de fora dessa lista. O jogo para iPhone e iPad coloca o jogador no centro de uma trama envolvente e emocionante, onde os principais fatores são a história e os personagens.

The Walking Dead (Foto: Divulgação) (Foto: The Walking Dead (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Produzido pela Telltale Games, o jogo tem um estilo diferente do que os jogadores está habituado. Conhecido como adventure, o jogador encontra uma limitação para explorar os ambientes, mas conta com um enredo envolvente e que foca em escolhas e múltiplos finais. Sem dúvida, um dos melhores jogos do ano.

N.O.V.A 3 não é só o melhor jogo de tiro em primeiro pessoa para iPhone e iPad, como é também, o melhor multiplayer online. Mapas enormes, Voice chat onde você pode conversar com o seu time, possibilidade de entrar em veículos e robôs gigantes fazem a diversão não ter fim.

Gráficos impressionam em N.O.V.A. 3 (Foto: Divulgação) (Foto: Gráficos impressionam em N.O.V.A. 3 (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Se você não é muito fã do multiplayer online, pode se entreter no emocionante e difícil modo campanha que a Gameloft preparou. Para completar, o jogo ainda é compatível com o controle Duo Gamer.

Quando foram criados a três anos atrás, ninguém imaginaria que Angry Birds fariam tanto sucesso a ponto de se unirem com a franquia Star Wars. Neste jogo, os pássaros se transformaram em personagens de Star Wars e lutam contra o império dos porquinhos.

Angry Birds Trilogy (Foto: Divulgação) (Foto: Angry Birds Trilogy (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Além de caracterizados, os novos pássaros possuem armas especiais como sabres de luz, lasers e o uso da “força”. A ambientação e efeitos sonoros são o charme do jogo para os fanáticos por Star Wars.

Os porcos malvados de angry birds ganharam seu próprio game em 2012. Bad Piggies é um jogo diferente e inovador. Se em Angry Birds a missão é destruir, neste jogo, você terá que construir veículos para os porquinhos verdes.

Bad Piggies (Foto: Divulgação) (Foto: Bad Piggies (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Cada missão tem largada e chegada, e o objetivo é construir um veículo útil que chegue o mais rápido possível no final. Para os fãs de um bom desafio, o jogo oferece 84 níveis.

Bastion, O premiado jogo do Xbox 360, fez sua aparição no iPad este ano. O game é uma boa adaptação da versão para console/PC e oferece a mesma jogabilidade e diversão. Os grandes destaques são seus gráficos detalhados e sua narrativa única.

Bastion (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Você controla um garoto cuja missão é restaurar todas peças soltas de um mundo destruído. Na sua companhia, um simpático e estranho narrador conta a história do seu personagem de um modo diferente e inovador: em tempo real.

Fifa 13 para iPhone e iPad continua levando a qualidade da franquia para os smartphones. Além dos gráficos de primeira, muito conteúdo e licenças para os principais clubes brasileiros, o game trouxe uma grande inovação para smartphones e tablets: as partidas multiplayer online.

FIFA 13 mostra gráficos superiores em imagem do Wii U (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA 13 mostra gráficos superiores em imagem do Wii U (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Além disso, o jogo conta com um modo manager completo, onde é possível administrar seu próprio clube ou o seu time predileto. Outro modo que continua presente nesta versão é o popular Ultimate Team, que conta com um interessante sistema de cards.

A sequência de Fieldrunners chegou para iOS este ano, mostrando muito requinte gráfico e qualidade nas animações dos soldadinhos e veículos.

Fieldrunners 2 é o melhor tower defense para matar o tempo (Foto: Divulgação) (Foto: Fieldrunners 2 é o melhor tower defense para matar o tempo (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Com objetivo simples de defender um dos lados da tela, sua missão é posicionar armas da maneira mais estratégica possível. Mesmo após os inimigos começarem a atacar, você ainda pode posicionar armas afim de deter o avanço dos adversários.

Chaos Rings 2

Mesmo não sendo um gênero tão jogado ultimamente, os RPGs com um estilo  “japonês” de ser, ainda tem um lugar especial no coração de muitos jogadores. A Square Enix sabe disso e lançou uma verdadeira pérola no começo do ano de 2012.

Chaos-Rings-2-TOP-iOS (Foto: Chaos-Rings-2-TOP-iOS) — Foto: TechTudo

Chaos Rings II não é só um jogo bonito, é um RPG tocante com uma grande direção de arte e músicas belíssimas. Tudo que o jogador pode esperar para um aventura inesquecível.

Rayman Jungle Run é um jogo casual que tem como protagonista o icônico Rayman. Contando com gráficos bem desenhados e uma jogabilidade simples e divertida, você pode controlar o personagem apenas com um toque na tela.

Rayman Jungle Run cativa qualquer tipo de jogador, seja ela casual ou hardcore (Foto: Divulgação) (Foto: Rayman Jungle Run cativa qualquer tipo de jogador, seja ela casual ou hardcore (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Rayman Jungle Run é um dos poucos jogos a terem uma avaliação “perfeita” na App Store. O game foi tão bem avaliado pelos jogadores que a Apple o elegeu o “Jogo do ano” para iOS. Eles não poderiam estar mais certos!

Mais do TechTudo