Publicidade

Por Edivaldo Brito; Para O TechTudo


O fim da linha de servidores Xserve da Apple no ano passado deixou alguns usuários órfãos, mas um deles não aceitou isso e demonstrou que, com um pouco de criatividade, ainda é possível concentrar o poder de processamento do OS X em um rack. Para fazer isso, ele recorreu a 160 Macs mini e ainda colocou informações sobre o processo em um blog.

Rack com os 160 Mac mini (Foto: Reprodução/Steve's Blog) — Foto: TechTudo

O autor da façanha é identificado apenas como Steve. Ele conseguiu colocar 160 unidades de Macs Mini Servidor com processador Core i7 Quad Core, 16 GB de memória RAM e disco rígido de 256 GB SSD em um rack. Segundo ele, o sistema funciona tão bem que todas as máquinas estão inicializando ao mesmo tempo em 45 segundos.

Como esse tipo de equipamento não é feito para ser usado em racks e Steve colocou quatro Macs mini em cada bandeja de 1U, ele precisou produzir alternativas especiais tanto nas bandejas em si, quanto na alimentação elétrica e na circulação do ar quente gerado pelos equipamentos.

Algumas das soluções criadas por Steve são inusitadas como, por exemplo, a adaptação de pás de radiador de carro na porta da frente do rack para providenciar a circulação de ar. Em seu blog, ele afirma que isso foi necessário porque nenhum dos fans (ventiladores) projetados para racks que ele testou serviu para retirar o calor gerado pelos Macs, o que o forçou a criar seu próprio sistema de ventilação.

O blog criado por Steve contempla apenas algumas anotações sobre o projeto e suas inovações. Resta esperar um pouco mais para saber a repercussão de seu feito. Agora ele desenvolve um rack com 240 Macs Mini. Essa solução deve agradar a muitos usuários do antigo Xserve.

Mais do TechTudo