Por Aline Jesus; Para O TechTudo


A BlackBerry anunciou seu novo sistema operacional na última quarta-feira (30), junto com sua nova loja de músicas, apps e filmes, a BlackBerry World. A chegada do serviço trouxe uma boa notícia para os brasileiros: no país, os catálogos de músicas ficarão livres do bloqueio de DRM (Digital Right Management), que é um gerenciamento feito por algumas empresas para proteger os direitos autorais e tentar coibir a pirataria.

Catálogo de músicas na BlackBerry World virá sem DRM no Brasil (Foto: Reprodução/BlackBerry World) — Foto: TechTudo

O vasto catálogo de músicas possibilitará aos usuários ouvir trechos das faixas antes de comprá-las, e acessar seu conteúdo usando várias opções de pagamento. Além disso, a loja promete oferecer filmes, que serão em grande maioria disponibilizados no mesmo dia do lançamento de seus DVDs, e também seriados de TV um dia após a sua transmissão.

Segundo Frank Boulben, principal executivo de marketing da BlackBerry, a empresa vem trabalhando para incluir conteúdo de todos os principais estúdios, gravadoras e emissoras de TV a fim de oferecer o que há de mais atual e de maior qualidade aos clientes do BlackBerry 10, facilitando o acesso ao conteúdo multimídia que os usuários procuram.

“A música e o conteúdo em vídeo são peças importantes de qualquer experiência rica em multimídia. As pessoas querem mais conveniência na hora de acessar suas músicas, filmes e seriados preferidos, além da possibilidade de acessar sua mídia em qualquer lugar”, explica.

Entre os 18 países que disponibilizarão a área de músicas sem DRM, o Brasil está incluso. A nova loja apresentará catálogos de grandes gravadoras como a Sony Music Entertainment, Universal Music Group, Warner Music, entre outras. Por outro lado, o país ficou fora da lista para a locação e download de vídeos do BlackBerry World. Inicialmente, só Estados Unidos, Reino Unido e Canadá darão aos clientes o acesso a filmes e seriados de emissoras como The Walt Disney Studios, Universal Pictures, Warner Bros e MGM.

Mais do TechTudo