Por Filipe Garrett; Para O TechTudo


Um usuário flagrou um erro bem curioso no Windows Phone 8. Depois de uma tentativa de inicialização mal sucedida, o smartphone exibe uma mensagem de erro, recomendando que o usuário coloque o disco de instalação do sistema no drive para uma tentativa de recuperação. Basicamente, o sistema operacional móvel da Microsoft se confundiu com o irmão dos desktops.

Erro de boot forçado do Windows Phone 8 pede ao usuário que use o disco de instalação para recuperar o sistema (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O assunto logo repercutiu na Internet e encorajou a equipe do site WMPowerUser a pesquisar a veracidade da imagem. O curioso erro foi divulgado pelo executivo de uma empresa de aplicativos de segurança Mikko Hypponen. Entretanto, outros usuários avançados com o mesmo problema foram descobertos em pouco tempo.

Embora engraçado, o erro dificilmente aparecerá para quem usa o Windows Phone normalmente. O site The Next Web descobriu que o serviço de suporte da Microsoft já havia falado sobre o assunto via Twitter. De acordo com as postagens, o erro pode surgir apenas quando o usuário está tentando “flashear” o dispositivo, ou seja, carregar uma ROM ou kernel diferente do sistema.

No fundo, o que o erro mostra é o profundo compartilhamento de estruturas entre o Windows dos computadores e o Windows dos celulares. A mensagem de erro flagrada pelos usuários está escrita nas camadas mais profundas do kernel dos sistemas da Microsoft. A tela do erro, aliás, é a mesma que o Windows XP exibia depois de uma tentativa mal sucedida de boot.

Mais do TechTudo