Por Nick Ellis; de São Paulo


A BlackBerry recebeu a imprensa hoje pela manhã em São Paulo para apresentar oficialmente o sistema BlackBerry 10 e seu novo smartphone topo de linha, o Z10, que será lançado no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano, assim como o Q10, que conta com teclado físico.

BlackBerry Z10 ainda não tem data de lançamento certa para chegar ao Brasil (Foto: Nick Ellis / TechTudo) — Foto: TechTudo

Depois de uma breve apresentação sobre a história da Research in Motion, desde a sua fundação em 1984, quando só produzia produtos para terceiros, os executivos da empresa contaram qual foi o motivo da mudança de nome de RIM para BlackBerry e confirmaram o lançamento do Z10 no Brasil.

O novo sistema e o novo smartphone da BlackBerry têm um ótimo potencial, pois misturam simplicidade e funcionalidade com um design atraente. O Z10 não tem nenhum botão físico, e toda a navegação é feita através de gestos com o dedo, o que permite que ele seja usado com uma única mão. O desbloqueio da tela deslizando o dedo para cima chama a atenção, assim como a maneira de minimizar um aplicativo.

“O pilar do BlackBerry 10 é oferecer todos os pixels para o usuário”, conta Adriano Lino, gerente de inteligência de mercado da BlackBerry. Outro recurso de navegação bem interessante é o Peek, uma nova forma de interagir com o sistema BlackBerry 10, e que permite que você abra a tela de notificações deslizando o dedo para a direita.

Outra vantagem do novo sistema da BlackBerry é que ele pode rodar aplicativos Android convertidos para a plataforma. “O novo sistema conta com uma versão do Android rodando em runtime em cima da camada de segurança, assim com muito pouco esforço um desenvolvedor Android pode converter um aplicativo para rodar no BlackBerry 10”, conta Adriano. 

O teclado, que sempre foi um dos pontos altos da experiência de usar um aparelho BlackBerry tem várias funcionalidades interessantes, incluindo sugestões de palavras contextuais, e um sistema que reconhece automaticamente qual é o idioma que você está digitando para oferecer sugestões nesta língua. Se você quiser apagar uma palavra inteira, basta fazer um gesto para a esquerda em cima do teclado e pronto. Caso você sempre cometa o mesmo erro ao digitar, o teclado é capaz de ajustar o “heat map” para prevenir este erro.

Um dos recursos mais famosos do BlackBerry Z10 é a sua câmera, que tira várias fotos para que você salve a melhor (Foto: Nick Ellis / TechTudo) — Foto: TechTudo

O sistema BlackBerry 10 é cheio de detalhes que podem ajudar a aumentar a sua produtividade. O calendário, por exemplo, mostra as datas com maior número de compromissos com um tamanho de letra maior, assim você pode ter uma indicação visual rápida mostrando o quanto a sua semana está tranquila ou complicada.

A loja de aplicativos BlackBerry World já conta com cerca de 90 mil aplicativos adaptados para o novo sistema BlackBerry 10. O grande diferencial desta loja para a App Store (iOS) e o Google Play (Android) é que ela não tem custo para os desenvolvedores, que podem comercializar seus produtos sem pagar taxas para a empresa.

O alvo principal da BlackBerry continua a ser o mercado corporativo, mas a empresa oferece soluções que irão agradar a quem precisa usar o smartphone no trabalho e em casa, como a divisão entre o perfil corporativo e o pessoal, que permite que a empresa selecione aplicativos específicos para a sua área de atuação. Os dados da conta corporativa não podem ser compartilhados com a conta pessoal, o que aumenta a segurança dos dados da empresa.

O BlackBerry Z10, grande aposta da BlackBerry para manter ou quem sabe até aumentar sua participação no mercado de telefonia corporativa, foi descrito como um produto “high-end”, e como tal, terá um preço salgado, que ainda não foi informado pela BlackBerry. A empresa cita as vendas do Z10 na Inglaterra para dizer que este é o lançamento de maior sucesso história da RIM/BlackBerry.

O aparelho ainda não tem data de lançamento confirmada no Brasil, mas a BlackBerry garante que ele irá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

Mais do TechTudo