Publicidade

Por Edivaldo Brito; Para O TechTudo


O programa evasi0n, próprio para realização do jailbreak do iOS 6+, foi lançado há algumas semanas e já vem chamando atenção dos usuários. O procedimento para fazer o desbloqueio do sistema, porém, não é muito simples. Por isso, o TechTudo criou um tutorial para mostrar como fazer o jailbreak com o evasi0n.

O procedimento abaixo funciona com todos os iPhones a partir do modelo 3GS, com os iPads 2, 3 e 4 e mini, iPods touch de quarta e quinta gerações. Infelizmente ainda não é recomendado fazê-lo em aparelhos comprados no exterior (EUA e alguns outros países que ainda vendem o iPhone bloqueado) e que dependem do programa ultrasn0w.

Outro detalhe importante a ser ressaltado é que o jailbreak não é sinônimo de pirataria. O processo é apenas um desbloqueio que abre espaço para o proprietário instalar melhorias nos aparelhos, pois algumas funcionalidades são bloqueadas pela Apple. Se quiser saber mais sobre o jailbreak, consulte esse link.

Antes de iniciar o processo, tenha certeza de que seu dispositivo está usando a versão 6 ou superior do iOS (Ajustes > Geral > Sobre > Versão). O ideal é atualizá-lo para a 6.1 usando o iTunes. E se você usa uma senha de bloqueio em seu gadget, desative-a antes de iniciar o processo. Com isso, o aplicativo que fará o jailbreak terá controle total sobre seu dispositivo.

Passo 1. Acesse o site do evasi0n e clique no botão correspondente ao sistema operacional que você usa no computador;

Selecionando o sistema operacional para baixar o evasi0n (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 2. Você será direcionado para uma página do Google. Clique no link que aparecer para baixar o evasi0n;

Clique no link para baixar o evasi0n (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 3. Conecte o iPhone, iPad ou iPod touch no computador;

Passo 4. Vá para a pasta onde está instalado o evasi0n;

Passo 5. Clique no programa de nome "evasi0n" com o botão direito. No menu que aparece, escolha a opção “Executar como Administrador”. Detalhe: dependendo do seu login, você pode precisar de uma senha para autorizar a execução;

Executando o programa com permissões de administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 6. Com o evasi0n aberto, clique no botão “Jailbreak” para iniciar o processo;

Iniciando o jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 7. A primeira etapa pode demorar bastante. Por isso, não mexa no aparelho ou feche o programa, apenas aguarde;

Passo 8. Em um determinado ponto do processo o programa irá reiniciar o dispositivo. Continue aguardando;

Programa irá reiniciar o aparelho durante o jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 9. Depois de mais um tempo, irá aparecer uma mensagem piscando na janela do programa, em inglês. Quando isso ocorrer, ligue seu aparelho e toque só uma vez no ícones "Jailbreak". O programa irá continuar o processo e reiniciará novamente o aparelho; 

Toque no ícone 'Jailbreak' para o programa continuar o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 10. Aguarde o aparelho reinicializar, sem fazer nada. Quando finalmente aparecer a tela normal do sistema, o processo de jailbreak estará finalizado. Clique no botão “Exit” para fechar o programa.

Jailbreak terminado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Pronto! Seu aparelho está desbloqueado e já é possível instalar novos programas através da loja Cydia. Se tiver alguma dúvida de como utilizar o jailbreak, use o Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo