Por Misael Amaral; Para O TechTudo


Uma parceria entre a Samsung e a Intel resultou em um novo sistema operacional que foi apresentado durante o MWC 2013. O Tizen, assim como o Android, é baseado no Linux, e será utilizado em smartphones mais baratos, especialmente para atingir os mercados emergentes. A Samsung, inclusive, prometeu que um primeiro modelo com a plataforma chega ainda este ano.

Tizen, mais novo sistema operacional para smartphones (Foto: Reprodução/Engadget) — Foto: TechTudo

Com interface parecida com a do Android, mas com ícones redondos para identificar os aplicativos, o Tizen conta com apoio da operadora telefônica europeia Orange e da fabricante japonesa NTT DoCoMo. Ambas as companhias concordam com o objetivo de ampliar as alternativas dos consumidores, que atualmente ficam sempre entre os sistemas iOS e Android.

A versão 2.0 do sistema, chamada de Magnolia, deve chegar ao mercado já na metade de 2013 e, segundo representantes da Samsung, ajudará a marca a ampliar seu portfolio de smartphones, que hoje conta com os sistemas Windows Phone, da Microsoft, Android, do Google e o Bada, desenvolvido pela própria fabricante sul-coreana e que agora tem futuro incerto.

Mais do TechTudo