Publicidade

Por Edivaldo Brito; Para O TechTudo


Com a chegada do jailbreak do iOS 6, agora os aparelhos da Apple já podem realizar o desbloqueio do sistema operacional. Mas se você fez o jailbreak e não sabe muito bem o que instalar no seu dispositivo, confira alguns dos tweaks - recursos extras para o sistema - mais interessantes encontrados na loja de apps não-oficial do iOS, o Cydia.

Mas vale uma dica: Instale apenas um app por vez e teste-o por um tempo, para ver se ocorre algum problema. Quando tiver certeza que está tudo bem, passe para o próximo. Todo esse cuidado é necessário porque alguns aplicativos vindos da loja Cydia podem causar instabilidade no iOS, embora os aplicativos selecionados abaixo não tenham apresentado problemas. De qualquer forma, as instalações são feitas por sua própria conta e risco.

SBSettings coloca diversas funções a um toque do dedo (Foto: Divulgação) (Foto: SBSettings coloca diversas funções a um toque do dedo (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

SBSettings

Normalmente, para ativar ou desativar funções no iOS é preciso acessar a opção Ajustes, para só depois escolher o que deve ser desligado - um processo bem trabalhoso. Com o SBSettings você tem acesso aos recursos do sistema de forma bem mais prática, bastando deslizar o dedo sobre o relógio na barra superior para visualizar um menu com as principais funções. Ao tocar no ícone, é possível ativá-lo ou desligá-lo, de forma semelhante como fazem alguns widgets do Android.

NCSettings

Com praticamente a mesma funcionalidade do SBSettings, só que usando como base a central de notificações do iOS, o NCSettings permite o acesso rápido a algumas funções úteis do aparelho como Wi-Fi, volume, brilho, rotação, rede de dados, localização, Bluetooth, modo de voo e ainda permite fazer respring (uma espécie de "reboot" do sistema).

BlurriedNCBackground permite personalizar o fundo da Central de notificação (Foto:Divulgação) (Foto: BlurriedNCBackground permite personalizar o fundo da Central de notificação (Foto:Divulgação)) — Foto: TechTudo

BlurriedNCBackground

Para quem não gosta da cor de fundo da Central de Notificações, este tweak é a solução. Ele coloca nela um fundo desfocado e personalizável. Com ele, você pode personalizar o fundo da janela de notificações escolhendo a cor, a intensidade do desfoque e a transparência, através de uma barra de ajustes.

Unfold

Se você está cansado de usar o controle deslizante para desbloquear a tela de seu gadget, talvez seja a hora de testar o Unfold. Esse aplicativo cria um bonito efeito “leque” na hora de desbloquear seu aparelho, e ainda possibilita personalizar tal desbloqueio.

SwipeAway

Quando a Apple colocou o recurso multitarefas no iOS, se esqueceu de incluir uma funcionalidade para fechar vários programas ao mesmo tempo. Mas isso não é problema para quem usa o SwipeAway. Com o tweak, basta acionar a barra de multitarefa e depois deslizar o dedo para baixo ou para cima (isso é configurável) e pronto, todos os apps são fechados imediatamente.

SwipeAway simplifica o fechamento de vários apps (Foto: Divulgação) (Foto: SwipeAway simplifica o fechamento de vários apps (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Missionboard

Esse tweak complementa o recurso de multitarefa do iOS, tornando-o mais completo. Depois de configurado, ele pode até mesmo substituir a barra de multitarefa, mostrando imagens completas dos apps em uma lista de rolagem vertical, em vez dos ícones das aplicações, como ocorre com a barra padrão.

MissionBoard exibe as janelas dos apps abertos (Foto: Divulgação) (Foto: MissionBoard exibe as janelas dos apps abertos (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Cydelete permite apagar apps da Cydia do mesmo modo que da App Store (Foto: Divulgação) (Foto: Cydelete permite apagar apps da Cydia do mesmo modo que da App Store (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Cydelete

Depois de fazer o jailbreak e começar a instalar apps pela loja Cydia, a primeira coisa que se descobre é que só é possível desinstalar programas através da própria loja. Isto é uma desvantagem, já que os programas da App Store podem ser desinstalados de forma bem mais simples, só pressionando o ícone dele por alguns segundos e depois tocando no “x” que surge. O Cydelete existe para solucionar a questão, proporcionando uma forma de desinstalar os programas baixados pelo Cydia, uniformizando o uso do sistema.

Mais do TechTudo