Publicidade

Por Thiago Barros; Para O TechTudo


A Canonical disponibilizará o preview do Ubuntu Phone, versão da distribuição Linux para smartphones, na próxima quinta-feira (21). O Touch Devoloper Preview rodará tanto no Galaxy X "Nexus", da Samsung, como no Nexus 4, da LG. Segundo a própria empresa, essa versão prévia do novo sistema operacional é voltada para os “entusiastas e desenvolvedores que desejem já se familiarizar com a experiência Ubuntu nos celulares”.

Versão móvel do Ubuntu é bastante aguardada por usuários (Foto: Reprodução/RevoluçãoDigital) — Foto: TechTudo

A ideia da companhia, claro, é dar um gostinho do que vem por aí aos usuários que não poderão estar na feira de eletrônicos MWC, que acontece em Barcelona a partir da próxima segunda-feira (25). Lá, alguns protótipos de aparelhos com o sistema operacional serão demonstrados e estarão disponíveis para testes do público. A lista de smartphones compatíveis com o preview também pode aumentar.

“Nossa plataforma suporta uma variedade grande de tamanhos de telas e resoluções. Os desenvolvedores que têm experiência em criar ambientes de telefones, encontrarão uma certa facilidade para portarem o Ubuntu para aparelhos atuais. Estamos ansiosos para que possamos adicionar mais aparelhos compatíveis para os testes do dia a dia”, comentou Pat McGowan, que lidera o projeto “beta” do Ubuntu Phone.

A expectativa é de que as versões finais dos aparelhos com o Ubuntu mobile sejam lançadas ainda neste ano. A distribuição Linux aposta no código aberto e na customização como grandes armas para competir em um mercado já recheado com uma variedade de sistemas, como iOS, Android, Windows Phone 8 e BB10.

Via Engadget

Mais do TechTudo