Por Marcos Nepomuceno; Para O TechTudo


Responsável por tentar salvar a empresa da concorrência pesada no mercado móvel, o novo sistema operacional Blackberry 10 vai ganhar uma versão do mensageiro móvel mais popular do mundo, o WhatsApp. A novidade veio de um tweet postado nesta semana por Neeraj Arora, indiano que trabalha na empresa que desenvolveu o aplicativo.

BlackBerry-z10-video-635 — Foto: TechTudo

Segundo Arora, o mensageiro estará disponível para os usuários do novo sistema da antiga RIM a partir de março. Apesar de não haver uma data específica, a notícia chega junto com o anúncio de que o aparelho BlackBerry Z10, primeiro smartphone com o BB10, estará disponível em lojas brasileiras ainda no primeiro semestre do ano.

A ausência do WhatsApp no novo Blackberry 10 tinha gerado críticas inicialmente. Especialistas diziam que era um erro para uma empresa que estava tentando se tornar popular novamente não investir no que chamam de “ecossistema” de aplicativos variados.

Com o anúncio, porém, surge uma dúvida em relação ao BlackBerry Messenger, mensageiro eletrônico nativo nos aparelhos da BlackBerry. O programa, sempre muito elogiado e um dos grandes destaques da fabricante, terá um enorme concorrente, já que, ao contrário do BBM, o WhatsApp pode mandar mensagens para smartphones de qualquer sistema operacional.

Apesar da chegada do WhatsApp ser uma ótima notícia, outros apps importantes ainda são ausências no BB10. O Instagram, por exemplo, ainda não anunciou interesse em criar uma versão para novo sistema. Ausências desse tipo ainda dificultam o caminho da Blackberry para voltar ao time das gigantes dos smartphones como Apple e Samsung.

Mais do TechTudo