Publicidade

Por Edivaldo Brito; Para O TechTudo


Depois de lançar uma versão paga e outra gratuita para avaliação do WinZip para Windows 8 em novembro de 2012, a fabricante do programa surpreendeu a todos ao disponibilizar uma versão completa e sem custos do aplicativo na Windows Store. Pelo menos é o que parecia ter acontecido.

A versão completa do programa custava anteriormente U$$ 7,99 (cerca de R$ 16). Estranhamente, essa semana a Windows Store passou a mostrar que o aplicativo estava disponível para ser baixado gratuitamente, isso sem nenhuma informação explicando se esta seria uma mudança permanente ou apenas uma condição temporária.

Winzip para Windows 8 gratuito. Será? (Foto: Reprodução/Neowin.net) — Foto: TechTudo

Um porta-voz da empresa informou ao site Neowin que na verdade o aplicativo é gratuito por 15 dias e depois disso é preciso pagar uma taxa de assinatura de um ano no valor de $ 7,99, para continuar utilizando o programa. Na prática, a versão de avaliação e a completa tornaram-se uma só e a empresa não colocou isso claramente na loja de aplicativos do Windows.

Ciente da confusão causada, o porta-voz da fabricante informou que por padrão, os aplicativos sob este modelo de assinatura devem aparecer como gratuito na Windows Store e que para ter certeza que a informação sobre o preço seja claro para seus clientes, eles já estariam trabalhando para atualizar o texto da loja mais rápido possível.

A confusão causada pode desgastar a imagem do programa, que apesar de ainda ser muito popular, tem recebido diversas mudanças para se adequar às novas tendências: Dentre as atualizações recebidas estão a capacidade de trabalhar com arquivos e pastas de serviços baseados em nuvem Dropbox, Google Drive e SkyDrive, e o compartilhamento de arquivos zip no Twitter e LinkedIn.

Via Neowin

Mais do TechTudo