Por Hugo Carvalho; Para O TechTudo


O macOS (OS X) conta com mecanismo próprio de controle da velocidade do cooler, componente do computador ventila e refrigera o hardware interno. No entanto, um laptop da Apple pode apresentar problema e acabar interferindo de maneira errada na velocidade da ventoinha.

Como consequência, a máquina pode superaquecer e o desempenho cair. Felizmente, existe uma maneira de ajustar manualmente a performance do mecanismo de ventilação. Veja como realizar a tarefa com o aplicativo smcFanControl.

iMac tem tela Retina de 5K e vai além de um monitor (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: iMac tem tela Retina de 5K e vai além de um monitor (Foto: Divulgação/Apple)) — Foto: TechTudo



Passo 1. Baixe o smcFanControl para o seu Mac, descompacte a pasta e mova o programa para a pasta de aplicativos.

Instale o smcFanControl (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Execute o programa e acesse-o pela barra superior do Mac. Clique em “Preferences”.

Acesse as preferências do programa (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 3. Verifique o nível de atividade do cooler do Mac. Se o computador estiver aquecendo e a barra estiver no mínimo, algo está errado. Mova o cursor para aumentar a velocidade da ventoinha e esfriar o computador.

Aumente a velocidade do cooler para esfriar o Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 4. Por fim, clique em “Save” para salvar a velocidade do cooler programada. Para garantir que o programa ligue junto com o sistema, lembre-se também de marcar a opção “Autostart smcFanControl after login”.

Habilite o início automático e salve (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

O smcFanControl é um programa gratuito para Mac que não prejudica por si só o funcionamento do computador. No entanto, é preciso usar suas funções com cautela para não aumentar demasiadamente a velocidade do cooler e diminuir o tempo de vida do componente.

*Colaborou: Hugo Carvalho

Ainda tem dúvidas sobre o Mac OS X? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo