Por Thiago Barros; Para O TechTudo


Esqueça a história de que produtos da Apple são imunes a vírus. Há algum tempo, trojans e softwares maldosos se infiltram no Mac OS X, a plataforma para desktops da empresa norte-americana. Recentemente, um novo adware está dando bastante dor de cabeça para quem tem um Mac. Ele injeta anúncios em navegadores após ser instalado.

Novo vírus se disfarça de plugin para enganar usuários (Foto: Reprodução/SlashGear) — Foto: TechTudo

O trojan é conhecido como “Trojan.Yonyoo.1″ e foi descoberto por uma empresa russa de segurança online, a Doctor Web. Obviamente, ele só “funciona” se a tal extensão ou outro software malicioso for instalado. Porém, os hackers responsáveis pelo malware criaram um modo de tentar enganar os usuários para que o vírus passe despercebido.

Eles estão utilizando um falso plugin para convencerem a instalação do malware antes assistirem a um vídeo, por exemplo. Quando aparece um vídeo, surge um anúncio de instalação de extensão. Deste modo, a pessoa crê que realmente precisa do recurso para assisti-lo e acaba clicando em “fazer download”. Assim, o trojan é ativado.

Segundo o site Slash Gear, o trojan é multiplataforma. De acordo com a página, uma versão para Windows do mesmo malware também foi criada, mas não está afetando usuários do Windows 8 ainda. Portanto, independente de seu sistema operacional, é importante ter cuidado para não cair neste golpe. Uma das maneiras de se proteger é manter a atenção em possíveis pedidos de instalação de plugins e ter um antivírus ativo para evitar riscos.

Mais do TechTudo