Publicidade

Por Pedro Zambarda; Para O TechTudo


Você já deve ter se deparado com uma página de erro tipo "404" na web. Essas páginas normalmente são mostradas quando há problemas no link acessado ou ausência de conteúdo no local que você está navegando. Alguns portais sabem o quanto este tipo de mensagem pode irritar o internauta e desenvolveram imagens cômicas para informar a falha, mas com bom humor. Confira exemplos das melhores páginas de erro da web.

Página genérica de erro 404 é composta apenas por texto, sem nada atraente (Foto: Wikimedia Commons) — Foto: TechTudo

Lego

Página de erro 404 da Lego (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

A segunda maior fabricante de brinquedos do mundo, perdendo só para a Mattel (segundo o Financial Times), tem uma página simples e bonita para o erro 404. O bonequinho de Lego aparece mostrando que os cabos de energia não estão conectados, o que justificaria o mau funcionamento do site. Ideia simples e criativa.

South Park Studios

Página de erro 404 do South Park (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

Um dos desenhos com mais humor negro na televisão americana, South Park não poderia deixar seu lado cômico de lado. Na mensagem para informar que informa que o portal apresenta algum problema, o personagem Eric Cartman solta a mensagem que o internauta provavelmente teria pensado para aquele momento.

South Park Studios 2

Página de erro 404 do South Park (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

Em outra mensagem do mesmo site, o South Park Studios compara a falha à queda de um pudim ao chão. Mas o servidor garante: o erro 404 não é nada comum e também foi decepcionante para o servidor.

TechCrunch

Página de erro 404 do TechCrunch (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

O site de tecnologia e startups TechCrunch é mais criativo. Além de informar sobre a falha, o servidor coloca um boneco nu em sua página de erro 404, com a seguinte mensagem: “Bom, isso é embaraçoso. Nós não achamos a página que você estava procurando. Link quebrado? Problemas no endereço? Nós não estamos muito certos. Talvez uma busca te ajude. Se você achar que algo está erro, entre em contato conosco”.

Blue Fountain Media

Página de erro 404 do Blue Fountain Media (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

Que tal jogar Pac-man em uma página de erro 404? O site Blue Fountain Media optou por não deixar nenhuma mensagem e só esse jogo viciante em links quebrados ou com problemas no endereço para diminuir a frustração do internauta.

Foradian

Página de erro 404 da Foradian (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

O site Foradian colocou uma mensagem padrão se desculpando pelo erro do link, mas inseriu também um cubo 3D, para que os usuários possam mexer na página e fiquem menos irritados.

Lululemon

Página de erro 404 da Lululemon (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

A página Lululemon propõe uma solução inesperada. Por que não deixar o computador um pouco de lado? A página do site erro 404 mostra passo a passo: “1. Desligue seu computador. 2. Abra a porta e vá lá fora. 3. Mova suas pernas em qualquer direção”. Um tempo para o internauta e para o site poderem se reestabelecer.

Blippy

Página de erro 404 do Blippy (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

Qual será a ligação entre o menino vestido de unicórnio, num cenário fantasioso com a página de erro 404? A intrigante opção do site Blippy não traz muitas explicações para o erro, como se ele estivesse em um outro cenário.

Titleist

Página de erro 404 do Fitleist (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

Tentar encontrar bolas de golfe num campo aberto pode ser uma excelente forma de informar que o link do site também não foi encontrado. Essa foi a opção que o Titleist utilizou para brincar com a página de erro 404.

Herman Cain, o republicano

Página de erro 404 do político Herman Cain (Foto: Reprodução/Business Insider) — Foto: TechTudo

Republicanos sempre criticam democratas no poder, nos Estados Unidos. Mas o político Herman Cain, que iria disputar a presidência com Barack Obama, foi além. “Assim como a política de Obama, essa página 404 leva você para lugar nenhum”, diz o site.

Slonky

Página de erro 404 do Slonky (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

Que tal falar de uma página de erro como se fosse um rapper? O Slonky fez isso, dude!

Homestar Runner

Página de erro do Homestar Runner (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

O Homestar Runner preferiu explicar em quadrinhos o que é o 404.

Nosh

Site Nosh optou por um vídeo sobre a morte de uma página na internet, ainda que momentânea, para explicar o erro.

PBWorks

Página de erro 404 da PBWorks (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

A PBWorks colocou um animal que parece uma mistura de bode, réptil e touro. Ou seja, nada melhor que um bicho que não existe para uma página de erro 404.

Github

Página de erro 404 do Github (Foto: Reprodução/BusinessInsider) — Foto: TechTudo

O site Github resolveu fazer uma ilustração de Tatooine para a sua página de erro 404.

Yahoo!

Página de erro 404 do Yahoo! (Foto: Reprodução/BusinessInsider) (Foto: Página de erro 404 do Yahoo! (Foto: Reprodução/BusinessInsider)) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo