Publicidade

Por Filipe Garrett; Para O TechTudo


O popular aplicativo Wubi, instalador do Ubuntu para Windows, pode acabar não sendo oferecido no próximo lançamento do sistema, previsto para abril. O aplicativo não estaria em uma boa forma e, por isso, não deve ser oferecido ao Ubuntu 13.04, como informou Steve Langasek, desenvolvedor da Canonical, em um mailing de desenvolvedores do SO.

Wubi pode não fazer parte do Ubuntu 13.04, previsto para lançamento neste mês (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O Wubi sempre foi uma ferramenta estratégica na política de popularização do Ubuntu. O aplicativo permite que usuários do Windows instalem o sistema operacional da Canonical com segurança, sem que precisem passar pelo ritual de formatação e particionamento de disco. O instalador acompanha cada lançamento do Ubuntu desde a edição 8.04.

Mais do que facilitar o uso do SO para novatos, o programa permitia que quem não se adaptasse, ou não tivesse um primeiro contato feliz com o sistema, simplesmente fosse até o Gerenciador de Programas do Windows e o desinstalasse, como um aplicativo comum.

Atualmente, com o Windows 8 e suas limitações, além de relativa falta de desenvolvimento do Wubi, é provável que o simpático instalador, que foi a porta de entrada de muita gente em distribuições Linux, deixe de ter suporte oficial por parte da Canonical, ficando restrito a versões antigas do Ubuntu ou a derivados e cópias personalizadas do sistema.

Via Geek

Mais do TechTudo