Por Leonardo Rodrigues; Para O TechTudo


O Google e a Nasa estão trabalhando em conjunto para montar um laboratório de Inteligência Artificial, localizado no Ames Research Center, na Califórnia. O novo espaço de pesquisa irá contar com um supercomputador quântico e será utilizado, principalmente, pelos pesquisadores da Universities Space Research Association (USRA). No entanto, projetos inovadores na área de IA de todo o mundo também serão recebidos.

O novo laboratório do Google e da NASA terá um supercomputador quântico (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues) — Foto: TechTudo

O objetivo do projeto é descobrir como a computação quântica pode ser aproveitada para desenvolver o aprendizado de máquina, área da IA muito utilizada pelo Google. Para se ter uma ideia, o serviço de busca na web e a tarefa de reconhecimento de voz devem receber grandes avanços com o trabalho de um supercomputador quântico. Além disso, melhores modelos sobre padrões de doenças e clima podem ser implementados.

Um supercomputador deste tipo opera de forma diferente de um supercomputador “comum”: ele combina átomos para trabalhar conjuntamente como bits quânticos. Com isso, dois ou mais cálculos poderão ser realizados simultaneamente, ajudando o Google e a Nasa a encontrar a solução "ideal" para os problemas em questão.Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via The Verge e Engadgetsaiba mais sphere (620px) (Foto: sphere (620px))NASA utiliza smartphones Nexus como cérebro de seus robôs espaciais Facilidade de customização do Linux seduziu a Nasa (Foto: Reprodução) (Foto: Facilidade de customização do Linux seduziu a Nasa (Foto: Reprodução))Computadores da Estação Espacial Internacional passam a rodar Linux Debian Google Glass: já temos o nosso em mãos! (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)Google Glass: primeiras impressões dos novos óculos revolucionários 

Mais do TechTudo