Publicidade

Por Thiago Barros; Para O TechTudo


Criado no início de 2010 e eleito pela revista Time um dos melhores sites de 2011, o Pinterest é uma rede social cujo foco é o compartilhamento de imagens. Mas nada parecido com Instagram ou Flickr. Os usuários publicam “pins”, que são ou links de artigos interessantes que viram na web ou então fotos que estão em seus computadores.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Guia completo do Pinterest (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

A ideia do serviço não é de compartilhar os dotes fotográficos ou aplicar filtros diferentes às fotografias, mas sim mostrar para o mundo as coisas interessantes que há na web – de acordo com os temas prediletos dos usuários e organizando-as em painéis (boards). Além disso, ainda há opções de "curtidas" e comentários.

Atualmente, segundo números divulgados pelo site Business Insider, o serviço tem uma base de usuários ativos de 48 milhões de membros em todo o mundo. Entre os principais utilizadores do Pinterest estão internautas ligados à moda, culinária e viagens, além dos que usam a página como uma espécie de portfólio virtual.

No ano passado, o Pinterest apresentou um crescimento de 637% de tráfego e superou, com uma diferença enorme, todas as outras redes sociais neste quesito. Só na América Latina, este número foi ainda maior, de 750%, com o Brasil sendo o grande foco, com o maior número de usuários entre os países do continente.

De acordo com o site Pinterest Insider, um total de 80% de pins são "repins" (são os compartilhamentos de conteúdo publicado por outros usuários) e a média de tempo de um internauta no site é de 14,2 minutos. Em 2013, três anos depois de seu lançamento, o Pinterest segue crescendo e, neste guia, o TechTudo dá dicas de como aproveitá-lo.

Primeiros passos

Personalização

Integração com serviços

Interação com usuários

Tem alguma dúvida sobre o Pinterest e não encontrou no guia? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo