Por Renato Carvalho; Para O TechTudo


O Xbox 360 é o console de geração atual mais vendido no Brasil e a cada dia novos gamers compram o console. Estes usuários podem ter dúvidas em relação a algumas funções do vídeogame da Microsoft e, por isso, o TechTudo preparou um guia rápido para iniciantes. Este tutorial irá explicar os pontos mais importantes para quem precisa de uma ajuda com o aparelho.

Xbox 360 é o console da atual geração mais vendido no Brasil. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Conhecendo o console

O Xbox 360 é um console da atual geração que traz inúmeros acessórios para os jogadores. Atualmente a Microsoft fabrica e vende oficialmente no Brasil quatro versões, sendo uma com 4GB de armazenamento interno,  uma com 4GB mais o Kinect, uma com 250 GB e outra de 250 GB que acompanha o Kinect. Todas as versões oferecem suporte ao Xbox Live, rede online oferecida aos usuários do vídeo game.

O que é Kinect?

O Kinect é um um sensor de movimento e voz que mudou a indústria dos vídeogames na atual geração. Oferecendo total controle ao utilizador através dos movimentos corporais, os jogadores podem participar de competições de dança, realizar atividades motoras e desafiar amigos em jogos que  exigem algum esforço físico dos usuários.

Ao instalar o Kinect o usuário explora um novo tipo de jogabilidade. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Instalando o Kinect

A instalação do Kinect é automática. Após plugar corretamente os cabos o jogador deve aguardar todo o processo de rastreamento do ambiente feito pelo dispositivo. Tente evitar os ruídos enquanto o sensor está efetuando a calibragem. Posicione-se na frente do aparelho a uma distância que o Kinect consiga visualizar todo o seu corpo. Acene para iniciar a utilização do dispositivo.

Controle convencional

Os controles que vem com o Xbox 360 são sem fios, assim como os do PlayStation 3, seu principal concorrente. Logo, para utilizá-los o jogador precisa inserir pilhas. A Microsoft também disponibiliza um controle com fio para a venda, com alcance de 2.70 metros e entrada integrada para fones de ouvido.

A Microsoft oferece inúmeros acessórios para turbinar seu Xbox 360. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Diversos acessórios

Além do Kinect os usuários podem turbinar o seu console com inúmeros produtos oficiais. A Microsoft oferece headsets, HDs externos, um controle remoto, um volante, carregadores e cabos, entre outros acessórios. Os interessados também podem adquirir uma bateria para tornar a utilização do controle ainda mais prática.

Conectando o vídeo game à Internet

Os consoles da atual geração oferecem suporte total para transações online, porém para isso o jogador precisa ter acesso à conexão de Internet banda larga. Felizmente conectar o Xbox 360 é fácil e há a possibilidade de se efetuar a conexão através de uma rede sem fio ou com fio.

Após ligar modem e roteador, além de plugar os cabos de maneira correta, vá até o 'Painel de controle' do console e clique em 'Configurações'. Siga para 'Configurações do sistema' e em seguida vá até 'Configurações de rede'. Selecione o tipo de conexão utilizada e depois teste a configuração para confirmar o processo.

Xbox Live

A Xbox Live é a rede da Microsoft no Xbox 360, que também serve como uma central multimídia. Lá os usuários podem se comunicar com os amigos, personalizar o avatar, acessar aplicativos externos, navegar pela internet, ver filmes e comparar suas conquistas com a performance de outros jogadores.

A Live é a rede online do Xbox 360. (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Para criar uma conta na Xbox Live os jogadores devem possuir acesso à Internet e um console com um sistema atualizado.  Os usuários podem optar por uma opção paga e outra gratuita.

A versão grátis da Xbox Live oferece inúmeros recursos interessantes aos jogadores. Entre os disponíveis estão o acesso à loja da Microsoft, a possibilidade de se efetuar downloads de demonstrações, adquirir jogos sob demanda e enviar mensagens de voz e texto para outros jogadores, entre outras pequenas atividades.

Já na chamada versão Gold os usuários podem executar vídeo chats através do Kinect, participar de promoções semanais, receber suporte para assistir vídeos em HD do Netflix, acessar redes sociais diretamente do console, além de obter privilégios de antecipação em conteúdos de jogos, incluindo demonstrações, trailers e DLCs.

Visualizando aplicativos 

No menu do Xbox o jogador tem acesso a uma verdadeira central multimídia. Alguns serviços disponibilizados na Internet são oferecidos no console em formato de aplicativos. Os usuários poderão acessar o YouTube, o Vevo, o Xbox Music, o Windows Media Center, além de recursos adicionais que podem ser baixados. Para acessá-los clique na aba 'Aplicativos' no menu do 'Início do Xbox'.

Os interessados podem comprar jogos utilizando Microsoft Points. (Foto: Reprodução) (Foto: Os interessados podem comprar jogos utilizando Microsoft Points. (Foto: Reprodução)) — Foto: TechTudo

Comprando Microsoft Points

Os usuários do console não precisam sair de casa para adquirir novos jogos. A Microsoft disponibiliza uma loja virtual repleta de conteúdo para todos os tipos de fãs. No 'Início do Xbox' clique em 'Jogos' para ir até a loja. Os interessados podem acessar os principais destaques, os jogos sob demanda, os complementos e as demonstrações.

Para efetuar as transações a Xbox Live utiliza uma moeda conhecida como Microsoft Points. Os interessados poderão adquirir os pontos na própria loja trocando por dinheiro real.

Tabela

Microsoft Points Custo em reais
500 12,50
1000 25,00
2000 50,00
5000 125,00
6000 150,00

Ficou alguma dúvida? Acesse o nosso fórum e confira os principais tópicos sobre o Xbox 360.

Mais do TechTudo