Por Edivaldo Brito; Para O TechTudo


O IP (ou Internet Protocol) é uma identificação única para cada computador conectado a uma rede. Podemos imaginá-lo como um documento de identificação único, como o CPF, por exemplo. Descobrir este número é bastante fácil e pode ser útil para diversas situações, como veremos neste artigo.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Ao ligar o computador e conectá-lo a uma rede local, o aparelho recebe um endereço IP que é comumente chamado de IP interno. Mas, a partir do momento em que o usuário começa a navegar, ele passa a usar um segundo número, conhecido como IP externo (que pode estar no computador ou no equipamento que dá acesso à internet).

Saber o endereço IP externo pode ser útil, por exemplo, para usar algum tipo de programa de acesso remoto, descobrir se o computador está conectado diretamente à internet ou se há alguma outra máquina fazendo o intermédio. A informação pode até mesmo ser usada para confirmar algum tipo de atividade ligada a um Internet Protocol, como em casos de fraudes.

Ciente de tudo isso, quer saber qual IP seu computador está usando na internet neste momento? Para ajudá-lo, o TechTudo preparou um pequeno tutorial que mostra como descobri-lo através do serviço MeuIP.

Passo 2. Será exibida a página do serviço com a indicação do IP externo;

MeuIP mostrando Ip externo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Pronto! Agora você já sabe o que é e qual é o seu IP. Vale lembrar que boa parte dos endereços IP de conexões fornecidas por operadoras como ADSL (Velox, Speed e etc), mudam a cada vez que o usuário entra na rede. Portanto, se você usa uma dessas conexões, o seu IP pode estar diferente na próxima vez que usar no serviço.

Ainda tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Quer um software que te permita fazer acesso remoto e compartilhamento de dados entre duas máquinas? Baixe TeamViewer!

Mais do TechTudo