Por Bruno Quevedo; Para O TechTudo


A Samsung anunciou nesta segunda-feira (13) que teve progresso no desenvolvimento da nova tecnologia de internet móvel, o 5G. A companhia registrou, em teste, uma performance de 1 GB por segundo, cerca de 10 vezes mais rápido que o 4G atual. Porém, a sul-coreana garante que a nova conexão deve chegar a cerca de 10 GB por segundo futuramente.

Estande da Samsung no MWC 2013 (Foto: Allan Melo/TechTudo) — Foto: TechTudo

A companhia sul-coreana afirma ter encontrado uma forma de transmitir uma enorme quantidade de dados utilizando uma banda com frequencia muito mais alta que as convencionais. Com essa tecnologia disponível, seria possível realizar downloads de forma quase ilimitada, possibilitando até o streaming de filmes em 3D ou de jogos, com bom desempenho.

Porém, de acordo com a Samsung, o 5G só estará disponível em 2020. Aliás, enquanto a empresa desenvolve a tecnologia, o Reino Unido também planeja lançar o serviço no mesmo ano. Tanto o governo local quanto a iniciativa privada irão investir o equivalente em libras a R$ 120 milhões para a criação da nova internet.

No Brasil, a rede 4G já está disponível desde 30 de abril, mas apenas para as cidades-sede da Copa das Confederações. Especialistas dizem que, com o desenvolvimento da banda pelo mundo, é capaz que uma atualização da tecnologia, uma espécie de 4.5G, surja nos próximos anos.

Mais do TechTudo