Por Raquel Freire; Para O TechTudo


Uma das tarefas essenciais para quem mexe em editores, como o  Gimp, é alterar tamanho e resolução de uma imagem. Neste tutorial, ensinamos não só a realizar o procedimento, mas também explicamos a finalidade de cada campo da janela “Redimensionar Imagem”. Veja as dicas e coloque sua foto com a qualidade que você quiser.

Passo 1. Ao abrir o editor, dê um Ctrl+O para localizar a imagem. Selecione-a e clique em “Abrir”;

Passo 2. Abra o menu “Imagem” e escolha “Redimensionar Imagem”;

Caminho para redimensionar imagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Passo 3. Na janela que será aberta, defina as dimensões de largura e altura nos campos correspondentes. Lembre-se de dar um clique no ícone de corrente, localizado ao lado dos campos, para manter a proporção (caso contrário, a imagem será deformada). À direita da corrente encontram-se as opções de unidades de medida. O padrão é o pixel, mas você pode alterar para qualquer outro (milímetro, centímetro, polegada etc).

Destaque para os campos largura e altura, onde a foto é redimensionada (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Passo 4. Nos campos resolução, você poderá definir a qualidade de impressão da sua foto. A configuração mais comum é 300 dpi (pontos por polegada), que é a selecionada no exemplo abaixo. Mas, assim como nas dimensões, é possível alterar a unidade de medida e escolher pontos por centímetro, por milímetro etc.

Destaque para o campo resolução (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Passo 5. O último campo dessa janela é o “Interpolação”, que diz respeito ao método de adição ou redução de pixels quando você altera a resolução. Há quatro formas de o Gimp fazer esta alteração: selecionando “Nenhum”, os pixels são apenas ampliados ou retirados, como quando você dá um zoom na imagem – o processo é o mais rápido, porém com menor qualidade; em “Bi-linear”, são adicionados pixels a cada duas linhas, fazendo com que este método seja bom e relativamente rápido; a interpolação “Cúbica” é o que proporciona a melhor qualidade, mas em contrapartida é mais lento; disponível a partid do Gimp 2.4, o “Sinc (Lanczos 3)” dá menos desfocagem nas imagens que sofrem grandes redimensionamentos.

Campo Interpolação, onde se escolhe o método de alteração da resolução (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Passo 6. Ao terminar de configurar a janela, clique em “Redimensionar” e salve seu projeto.

Mais do TechTudo