Publicidade

Por Leonardo Rodrigues; Para O TechTudo


Uma das funções disponíveis nas Smart TVs é a tecnologia para reconhecimento de voz do usuário. O recurso é muito útil, principalmente quando você "perde" o controle remoto da televisão e quer aumentar o volume ou trocar de canal, mas a ferramenta também pode oferecer outros importantes serviços.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

As novas Smart TVs reconhecem sua voz até mesmo pelo controle remoto (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

A Samsung, por exemplo, utiliza o reconhecimento de voz na função Smart Interaction. Através dessa função, é possível ativar alguns comandos da Smart TV sem o uso do controle remoto. Para isso, microfones foram embutidos no próprio corpo da televisão e no controle remoto sensível ao toque que acompanha o aparelho. Segundo a empresa, o usuário pode ligar/desligar a TV, mudar de canal, acessar aplicativos e navegar na web usando comandos de voz.

No caso das Smart TVs da Samsung com reconhecimento de voz, basta dizer “Smart TV, Ligar!” para ligar o aparelho ou “Olá, TV!” para ativar o menu de opções. Nesse menu é possível aumentar/diminuir volume, trocar o canal ou acessar outras funções do aparelho, como o Smart Hub. A Samgung aconselha utilizar os comandos de voz em ambientes sem ruídos e a uma distância de até 4 metros da TV. Caso o ambiente tenha ruídos, utiliza-se o controle remoto com reconhecimento de voz, aumentando a distância para até 10 metros.

Além disso, a tecnologia Smart Interaction não exige o cadastramento de vozes, ou seja, qualquer pessoa pode enviar comandos de voz para a TV sem nenhum tipo de configuração prévia. Entretanto, os comandos de voz são restritos e não conseguem operar todas as funcionalidades da TV, como aumentar o brilho ou nos aplicativos. Um dos modelos que oferece tal funcionalidade é a Samsung Smart TV Slim LED 3D UN46ES7000G, com 46 polegadas. O aparelho sai por aproximandamente R$ 4 mil.

saiba mais Alguns modelos de Smart TVs permitem a gravação de conteúdo através de Pendrive ou HD externo (Foto: Reprodução)Quais tecnologias são usadas para gravação de conteúdo nas Smart Tvs
Modelo da Philips é o mais pesquisado pelos internautas. Preços da TV variam 41,44% (Foto: Divulgação) (Foto: Modelo da Philips é o mais pesquisado pelos internautas. Preços da TV variam 41,44% (Foto: Divulgação))Preço das Smart TVs no varejo online pode variar quase 70%, diz pesquisa X905 é a TV da Copa do Mundo (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)As melhores TVs para assistir futebol como se estivesse em um estádioOutro fabricante que oferece o recurso de reconhecimento de voz em alguns aparelhos é a LG. No entanto, o recurso funciona apenas diante do uso do Magic Remote, um controle remoto especial que tem um microfone embutido. É importante lembrar que o dispositivo é vendido separadamente do aparelho de TV. Com isso, a tecnologia de reconhecimento de voz da LG funciona de forma um pouco diferente.

Nas Smart TVs da LG não é possível aumentar/diminuir volume, nem trocar o canal através de comandos de voz. As duas ações só podem ser feitas de forma convencional, pelo controle remoto. Entretanto, o Magic Remote permite utilizar comandos de voz em aplicativos, como uma busca na web ou atualizações em redes sociais. Basta falar a palavra ou a frase desejada e aguardar o reconhecimento ser feito pela TV. Um dos aparelhos que suporta a tecnologia de reconhecimento é a LG Smart TV 55LA6200. O modelo de 55 polegadas é vendido por R$4.900, aproximadamente.

Quer saber qual Smart TV comprar? Confira os modelos que os usuários recomendam!
saiba mais LG anunciou novos produtos nesta quarta (Foto: Divulgação) (Foto: LG anunciou novos produtos nesta quarta (Foto: Divulgação))LG lança TV e all-in-one em tela ultra-widescreen O radialista Benja e os ex-craques Bebeto e Zico: as novidades da Sony (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)Sony lança TVs 4K, smartphones e híbridos em meio a mistério sobre PS4 A tecnologia 3D permite que o usuário veja imagens com profundidade (Foto: Reprodução) (Foto: A tecnologia 3D permite que o usuário veja imagens com profundidade (Foto: Reprodução))O que é a tecnologia 3D e como assistir?  

Mais do TechTudo