Por João Kurtz; Para O TechTudo


O Hao123 é uma espécie de malware conhecido como browser hijacker (sequestro de navegador, em uma tradução literal). Muitos usuários não sabem como desinstalar o Hao123, mas há uma forma simples e eficaz de fazer isso. O vírus se caracteriza por alterar configurações de navegadores como o Google Chrome e o Firefox sem que o usuário saiba ou possa reverter as mudanças.

Neste caso, o software se propaga através de outros downloads grátis e – uma vez instalado – adiciona a barra de ferramentas Hao123 e muda a página inicial do navegador para hao123.com.

Esta parte do comportamento do malware é considerada legítima e há muitos outros programas que fazem ações semelhantes. O problema é que o Hao123 modifica atalhos aleatórios do menu Iniciar e da Área de trabalho, além de mostrar links e publicidade nos resultados de pesquisa e coletar os termos de busca sem permissão.

Quando o programa que instalou o malware é removido, o Hao123 continua instalado, o que significa ele deve ser retirado manualmente. Neste tutorial, vamos mostrar como remover o Hao123 do Google Chrome e Mozilla Firefox.

Para começar, vamos tirar o cliente do Hao123:

Passo 1. Abra o Painel de Controle através do menu Iniciar;

Passo 2. Na nova janela, selecione a opção "Programas";

Passo 3. Localize o cliente do Hao123, clique com o botão direito e selecione desinstalar para removê-lo do sistema. Repare que, às vezes, o malware se instala com nomes diferentes, então procure por qualquer programa desenvolvido pela “Baidu Online Network Technology”.

Agora é preciso restaurar as configurações alteradas pelo malware.

No Firefox

Passo 1. Para remover o programa do Firefox, clique no botão laranja para ter acesso às opções, abra o menu Ajuda e selecione “Dados para suporte”;

Passo 2. Na nova aba que se abrir, basta clicar no botão “Reiniciar Firefox” para remover as informações maliciosas. O navegador deve fechar e reiniciar neste momento.

No Chrome

Passo 1. Abra o menu do navegador, clique em "Ferramentas" e, em seguida, em "Extensões";

Passo 2. Localize a extensão do Hao123 e clique no ícone da lixeira. O malware pode se instalar com nomes diferentes também, então é recomendável procurar e remover qualquer extensão suspeita ou indesejada da lista;

Passo 3. Abra o menu do Chrome e clique em “Opções”. Na seção "Pesquisa", clique em "Gerenciar  mecanismos de pesquisa...";

Passo 4. Localize, no menu superior, seu mecanismo de busca padrão (normalmente é o Google) e clique no botão “Tornar padrão”;

Passo 5. Passe o mouse em cima do link do Hao123 e clique no "X" para removê-lo.

Passo 6. Ainda no menu de opções, localize a seção “Iniciar” e clique em “Abrir nova aba”.

Limpando os atalhos

Passo 1. Localize o atalho na Área de Trabalho ou no menu Iniciar. Clique com o botão direito e selecione Propriedades;

Passo 2. Clique na barra Abas e localize a opção Alvo. Remova o link para o Hao123 que se encontra no final do texto, cuidando para não alterar o link para o programa que vem antes.

Limpando o Registros do Windows

Passo 1. Clique em Iniciar e digite regedit para abrir o Editor de Registros;  

Passo 2. Use CTRL+F para abrir a janela de busca e digite “Hao123″. Delete os registros encontrados.

Pronto! Agora você já sabe como remover o Hao123 completamente da sua máquina.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo