Por Rafael Monteiro; Para O TechTudo


O PlayStation 2 encerrou sua produção, segundo a Sony, no início de 2013, deixando para trás um enorme legado. Enquanto o console já estava de lado há algum tempo, seu peso no mercado foi tão grande que até mesmo desencadeou uma onda de remasterizações em alta definição para essa nova geração. Confira algumas dessas coletâneas lançadas para o PlayStation 3 e Xbox 360.

Devil May Cry é uma das séries relembradas no PlayStation 3 (Foto: officialplaystationmagazine.co.uk) — Foto: TechTudo

Devil May Cry HD Collection
Xbox 360 e PlayStation 3

Inicialmente um protótipo da série Resident Evil, as aventuras de Dante tiveram seu início no PlayStation 2 em um modelo de produção no mínimo estranho.

O primeiro jogo, Devil May Cry, nos apresenta Dante com um título de ação frenética com muitos traços remanescentes de Resident Evil, enquanto Devil May Cry 2, que foi desenvolvido junto com o primeiro por uma equipe diferente, não agradou muito os fãs. Devil May Cry 3 encerra o pacote trazendo o melhor dos dois anteriores e ainda mais um pouco.

Os demônios que Dante enfrenta ficaram mais detalhados (Foto: vidthru.com) — Foto: TechTudo

Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi HD Collection
Xbox 360 e PlayStation 3

O popular desenho animado japonês Dragon Ball Z começou a ganhar alguns de seus melhores jogos de luta no PlayStation 2, ainda com a estreia da série Dragon Ball Z Budokai.

Porém, foi o terceiro jogo, Dragon Ball Z Budokai 3 que levou a franquia ao extremo com vários personagens e muito conteúdo. Curiosamente, Dragon Ball Z Budokai 2 não faz parte da coletânea por não ter sido considerado tão popular quanto os outros.

Goku e Vegeta levam suas lutas para a alta definição em Budokai HD Collection (Foto: metalarcade.net) — Foto: TechTudo

Metal Gear Solid HD Collection
Xbox 360, PlayStation 3 e PS Vita

A popular série de Hideo Kojima ganhou grande projeção em consoles da Sony com seu estilo cinematográfico e jogabilidade stealth, ganhando assim uma coletânea de seus melhores capítulos.

Metal Gear Solid 2 introduz Raiden como protagonista, enquanto Metal Gear Solid 3 acompanha as origens da série na história de Big Boss. Nos consoles há ainda Metal Gear Solid: Peace Walker, original do PSP, que não faz parte da coletânea no PS Vita.

Metal Gear Solid 3 que já era impressionante em sua época consegue ficar ainda melhor em HD (Foto: webguyunlimited.com) — Foto: TechTudo

The ICO & Shadow of the Colossus Collection
PlayStation 3

Considerados alguns dos títulos mais artísticos do PlayStation 2, ICO e Shadow of the Colossus retornam para o PlayStation 3 aproveitando-se bem do poder do console para se renovarem.

ICO acompanha a história de um misterioso garoto com chifres tentando proteger uma princesa em sua fuga de uma fortaleza. Já Shadow of the Colossus segue os passos de um guerreiro tentando derrotar 16 criaturas colossais para ressuscitar sua amada.

Os colossais monstros de Shadow of the Colossus estão mais assustadores do que nunca (Foto: heavy.com) — Foto: TechTudo

Prince of Persia Classic Trilogy HD
Xbox 360 e PlayStation 3

A trilogia original, que ofereceu uma releitura do clássico Prince of Persia para a geração PlayStation 2, volta em uma coletânea com seus três capítulos. The Sands of Time marca a estreia do príncipe; Warrior Within é a sequência mais sombria da franquia; e The Two Thrones é o capítulo final, onde o príncipe finalmente enfrenta as consequências de seus atos.

Infelizmente a coletânea ainda conta com bugs dos originais, muitas vezes impedindo o progresso dos jogadores.

Acompanhe a evolução do Príncipe através dos três jogos agora em alta definição (Foto: g4tv.com) — Foto: TechTudo

Silent Hill HD Collection
Xbox 360 e PlayStation 3

Após o brilhante Silent Hill para PlayStation One a franquia só se tornou ainda mais fantástica e assustadora no PlayStation 2, marcando ambos os títulos como clássicos do gênero.

De todas as coletâneas, Silent Hill foi a única série que acabou levando a pior em HD (Foto: neoseeker.com) (Foto: De todas as coletâneas, Silent Hill foi a única série que acabou levando a pior em HD (Foto: neoseeker.com)) — Foto: TechTudo

Infelizmente, a coletânea em alta definição sofreu com os mais diversos problemas. A Konami chegou até mesmo a perder o código fonte dos jogos, deixando essas novas versões piores do que as originais. Mas ainda sim vale a pena, principalmente para quem não teve a oportunidade de conferí-los no antigo console da Sony.

Mais do TechTudo