Publicidade

Por João Kurtz; Para O TechTudo


O jogo Scrabble, conhecido como palavras cruzadas, foi lançado esta semana pela Eletronic Arts para iPhone e iPad e está disponível na AppStore. O game, clássico nos Estados Unidos, enfim ganha uma versão em português do Brasil.

Versão do Scrabble em português já está disponível na AppStore (foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

No Scrabble, os jogadores recebem peças com letras e seu objetivo é formar palavras interligadas no tabuleiro. O aplicativo permite que até quatro jogadores – sejam eles pessoas ou o computador. Os outros jogadores podem estar presentes no mesmo local ou serem amigos do Facebook ou da rede Origin.

Cada letra vale um certo número de pontos e letras menos usadas, como o X, valem mais pontos do que as comuns – incluíndo vogais. O tabuleiro também contém casas especiais que modificam os pontos de letras ou palavras. No final de cada rodada, o jogo mostra outras combinações que poderiam render mais pontos.

Quem tem o Scrabble sabe que é impossível jogar sem ter um dicionário do lado e o aplicativo não se esqueceu desta lição: ele contém um recurso que permite consultar as palavras para ver se elas são válidas no idioma ou não. E a ferramenta prova seu valor, já que o banco de dados inclui palavras incomuns do português, que não são muito usadas.

Para os poliglotas interessados, é possível jogar também em outros idiomas. O Scrabble suporta inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.

Mais do TechTudo