Publicidade

Por Thiago Barros; Para O TechTudo


O Siri ainda não está disponível no idioma português, mas basta decorar alguns pequenos comandos em inglês para aproveitar ao máximo o que ele oferece para o Brasil. O Boa parte dos recursos funcionam melhor com quem tem um inglês pelo menos mediano, porém alguns outros podem ser utilizados por qualquer pessoa. Confira abaixo os principais destaques do Siri e como os comandos básicos podem ajudar no dia a dia do usuário do iPhone.

Configurando o Siri - O Siri não vem ativado por padrão nos iPhones do Brasil. Porém, fazê-lo é bastante simples. Basta acessar “Ajustes”, “Geral”, “Siri”. No menu, é só tocar no interruptor para ligar o Siri e, abaixo, configurar o idioma desejado, retorno de voz (se as respostas dele serão faladas) e etc. Depois da personalização, ele ficará ativo.

Siri pode ser configurado no menu do iPhone (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Ativar o ditado no Siri - Caso o usuário escreva textos em inglês, porém não goste de digitar no iPhone, é possível ditar para o Siri. Para tal, é necessário ativar o teclado inglês (Ajustes, Geral, Teclado, Idiomas). Depois, é só abrir o app de notas, tocar e segurar no ícone do mundo na parte inferior e selecionar a opção “inglês”. Um microfone vai aparecer logo ao lado da barra de espaço. Basta tocar nele, começar a falar e depois tocar em “Ok” para o Siri digitar tudo o que a pessoa acabou de falar.

Ativar o microfone no teclado permite ditar para a Siri (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Personalizar contatos - Como o Siri não entende português, ele provavelmente não vai entender os nomes de muitos dos contatos de usuários do Brasil. Para resolver isso, há uma maneira: indo na opção editar contato, descendo a tela até o fim e tocando em “add campo”. Depois, selecionando “Nome Fonético”. Então, é só tocar no microfone que fica no teclado, falar normalmente o nome da pessoa, que o Siri “traduzirá” para o som que o nome parece em inglês. Ele vai ser exibido na tela e depois bastará falar aquelas palavras quando quiser se referir àquela pessoa.

Fonética do contato pode ser usada nas ligações (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Veja tudo o que o Siri pode fazer - Para abrir o Siri, segure o botão “Home” do iPhone e aguardar alguns segundos. Um ícone de um microfone cinza em um fundo lilás aparece e pergunta: “What can I help you with?” ("Em que posso lhe ajudar", em tradução livre). É só tocar em um “i” do lado da questão para visualizar os comandos suportados pelo assistente. Boa parte dos recursos está disponível no Brasil, mas somente falando em inglês.

Siri tem um auxiliar que mostra comandos suportados (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Entrar em contato com alguém - O Siri oferece opções de enviar e-mails, SMS e ligar para uma pessoa da lista telefônica do iPhone. Os comandos são simples. É só dizer, respectivamente, “E-mail contato”, “text contato” e “call contato”. No e-mail e no SMS, será possível falar toda a mensagem desejada – em inglês – logo depois do comando. Depois de terminar o conteúdo, o Siri ainda pergunta se é aquilo mesmo e envia.

Fazer ligações pelo Siri é bastante fácil (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Organização de tarefas - Muitas vezes, anotar os compromissos no iPhone pode ser um pouco chato, por ter que abrir aplicativos, navegar por dias, digitar e etc. Para evitar este trabalho todo, é só dizer ao Siri o que você deseja com o comando “Set up” ou até “Schedule” para marcar algo no calendário (“Schedule a meeting tomorrow at nine”, por exemplo, marca uma reunião para o dia seguinte às nove da manhã). “Remind me of” é usado para criar lembretes (“Remind me of my mom’s birthday” fará com que se marque um aviso para aniversário da sua mãe) e “Wake me up” aciona o despertador (“Wake me up every day at seven”, por exemplo, fará com que seu despertador toque todo dia às 7h).

Siri marca compromissos e até acerta despertador para você (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Redes sociais - Os comandos “post to Twitter” e “post to Facebook” são utilizados para atualizar status nas redes sociais. Assim como no resto das funções, é preciso falar em inglês, e sua mensagem vai aparecer em inglês. Para os brasileiros em geral, talvez não seja tão útil, mas para quem mora fora ou tem contatos estrangeiros, pode ser uma boa.

Siri até atualiza seu Facebook ou Twitter (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Ouvir música - Um recurso de entretenimento que não exige muito do inglês e é prático é a reprodução de canções. Basta dizer “play” e o nome da música ou artista para iniciar. O Siri ainda oferece a opção de visualizar a lista de reprodução.

Reproduzir músicas? É só pedir ao Siri (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Busca por informações - O Siri também tem recursos de busca. Usando “search the web”, o usuário pesquisa algo na Internet, e com “define” ele pede definições de termos. Novamente, interessante para quem sabe falar inglês. Um serviço legal é o de esportes. Basta perguntar “What’s the score of” um determinado jogo e ele responderá.

Busca por informações é bastante eficiente com Siri (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

O que não funciona bem - Reservas de mesas, direções e serviço de cinema. Os dois primeiros mais por serem bem complicado falar nomes de locais em português que ele entenda. O primeiro, aliás, às vezes até encontra restaurantes, mas só lista e não dá a opção de reserva online. O terceiro não funciona em nada. Então, ignore-os.

Recurso 'Movies' não funciona no Siri no Brasil (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Corrigir o Siri - Caso o Siri não entenda a solicitação, é possível corrigir e, assim, ver o que foi feito errado. Se ele não entender um nome, por exemplo, vai aparecer escrito algo diferente daquele nome. É só tocar nele, editar e confirmar. Então, o Siri vai pronunciar a palavra. Ouça com atenção e, posteriormente, tente falar mais deste jeito. Aliás, segundo a Apple, com o tempo, os algoritmos do Siri conseguem compreender melhor sua voz, o seu sotaque, e assim dar resultados melhores.

Corrigir o Siri é ótimo para entender a pronúncia (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo