Por André Fran; Para O TechTudo


O Instagram recentemente apareceu com o rival do Vine, a ferramenta de vídeos curtinhos criada pelo povo do Twitter. Fazendo aqui um exercício de futurologia, acho que não vai pegar. O Vine nasceu com uma funcionalidade específica, a força de divulgação do passarinho azul e uma interface muito agradável (e, como todos sabemos, o design é fundamental para um app “pegar”). Tudo que o Instagram representava para os apps de fotos. Já para os vídeos, a usabilidade do “Insta” deixa a desejar. Além de outras questões mais específicas.

App Vine é usado para teaser de filme nos EUA (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Mas, enfim: falemos do Vine. Acho que poucas ferramentas sociais são tão adequadas para registrar uma viagem ou destino turístico. Quem quer ver um filme de 6 segundos de um prato de comida? Ou de um gatinho brincando? Ou de uma praia encantadora? Para esses casos, que correspondem a 90% das fotos no Instagram, uma imagem estática resolve. Agora, se você está em uma viagem, as chances são que a cada 50 metros percorridos você se depare com um visual novo, interessante e de contratse com os anteriores. Perfeito para registrá-los em um mosaico de vídeo no estilo do Vine.

Parece que não estou sozinho em minha ideia. Centenas de Vines com temática exclusiva de viagens já começam a surgir. Verdadeiros cartões-postais de 6 segundos.

Para ilustrar o post, destaquei alguns Travel Vines bem legais.

Cenas cotidianas de Bangkok

Paris vista do alto da Notre Dame

Os coloridos do mar no Havaí

Descobrindo Petra

Pequena e linda, Luxemburgo é perfeita pro Vine

Sevilla, na Espanha

6 segundos de gôndola em Veneza

Até em Myanmar já fizeram Vine

Tem alguma dúvida sobre o Vine? Comente no Fórum TechTudo!

Mais do TechTudo