Por Helito Bijora; Para O TechTudo


Clickjacking é como ficou conhecida uma forma de disseminação de spam através do Facebook. Quando contaminado, o usuário passa a publicar automaticamente um suposto vídeo com conteúdo atrativo, que, ao ser clicado, passa a replicar o link malicioso. Saiba como verificar se sua conta está contaminada, como limpá-la e o que fazer ao se deparar com um conteúdo suspeito publicado por um amigo.

Passo 1. Para descobrir se você foi uma vítima de clickjacking, acesse sua conta no Facebook e abra seu perfil. Nele, observe tudo que foi publicado em seu nome. Caso encontre algo estranho, exclua imediatamente.

Analise as publicações da sua timeline (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 2. Para excluir uma publicação, posicione o cursor do mouse sobre ela. Clique no botão que aparece no canto superior direito e clique em “Excluir…”.

Excluindo publicação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 3. Na mensagem de confirmação que aparece, confirme clicando em “Excluir”.

Confirmando exclusão (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 4. Volte ao topo do seu perfil e clique em “Registro de atividades”.

Acessando o registro de atividades (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 5. No “Registro de atividades”, são listadas todas as ações realizadas pelo usuário. Observe há alguma página, link ou qualquer outro tipo de conteúdo curtido sem o seu consentimento.

Analisando registro de atividades (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 6. Para excluir algo ou ‘descurtir’ uma página ou publicação, clique sobre o último botão da direita ao lado do item que deseja remover. Saiba mais sobre o registro de atividades.

Removendo curtida (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 7. Por fim, vale a pena dar uma conferida nos aplicativos que possuem permissão para acessar a sua conta. Saiba como desautorizar apps no Facebook que você não usa, principalmente se encontrar algum que não se lembre de ter autorizado.

Reportando conteúdo suspeito

Passo 8. Ao se deparar com um conteúdo suspeito publicado por um amigo, além de não clicar no link, você reportar a publicação ao Facebook. Para isso, clique em “Não quero ver isso”, no menu suspenso no canto superior direito da mensagem.

Reportando conteúdo suspeito (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 9. Marque a opção “É spam”.

Denunciando publicação como spam (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 10. Em seguida, marque “Apenas uma publicação de spam” – ou outra opção, se for o caso.

Denunciando publicação como spam (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 11. A mensagem será enviada para análise pela equipe do Facebook. Caso queira alertar o amigo sobre a publicação, clique em “Enviar mensagem”.

Conteúdo reportado à equipe do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Conteúdo reportado à equipe do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)) — Foto: TechTudo

Tem dúvidas sobre o Facebook? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo