Por Felipe Vinha; Para O TechTudo


Evolution Championship Series, ou simplesmente EVO, é o maior torneio de jogos de luta do mundo. O evento, que ocorre anualmente em Las Vegas, nos EUA, tem o apoio oficial de diversas empresas, como Capcom, Warner Bros., Atlus e a fabricante de acessórios MadCatz. Com premiações em dinheiro, o torneio sempre consagra grandes nomes em jogos de luta como Street Fighter, The King of Fighters, Tekken e outros – e em 2013 o cenário não foi diferente.

EVO tem campeões nos jogos de luta (Foto: Reprodução/Shoryuken) — Foto: TechTudo

O torneio foi fundado por fãs de jogos de luta, em 2002, quando angariou público de um outro torneio, mais amador, que era realizado entre um grupo de 40 participantes. Inicialmente sem muita expressão, o EVO ganhou destaque ao longo dos anos, sempre com uma edição anual que ocorria nos EUA, em alguns casos incluindo até mesmo jogos mais inusitados, como Super Smash Bros., da Nintendo, ou Dead or Alive.

O EVO conta com a participação de jogadores profissionais, que geralmente são patrocinados por grandes empresas, com direito a uniforme personalizado, equipamento único e, claro, uma torcida de fãs apaixonados. Entre os mais famosos campeões de edições passadas do torneio estão Justin Wong, “Infiltration” e Daigo Umehara, apelidado de “Pelé dos games”, como você pode conferir em nossa entrevista feita com o jogador.

Multidão de torcedores no EVO (Foto: Reprodução/Shoryuken) — Foto: TechTudo

O mais comum é que cada edição do EVO dure um final de semana inteiro, começando na sexta-feira e terminando apenas na madrugada de domingo para segunda, de acordo com o horário de Brasília. Durante este tempo, torneios se desenrolam, com direito a chaves de jogadores, grupos, finais, semifinais, repescagem, entre outros elementos dignos de um evento do tipo. Tudo isso conta ainda com transmissão ao vivo e oficial realizada pela organização, além de narrações profissionais.

Confira abaixo a lista de vencedores da edição 2013 do Evolution Championship Series:

Tabela

Vencedor Game
Job Figueroa (Flocker) Ultimate Marvel vs. Capcom 3
Philip C. Atkinson (VxG.EMP KDZ) Injustice: Gods Among Us
Joseph Marquez (Mango) Super Smash Bros. Melee
Reynald Tacusna (Reynald) The King of Fighters XIII
Seon-woo Lee (Infiltration) Street Fighter X Tekken
Bae Jae Min (Cafeld Knee) Tekken Tag Tournament 2
Denzell Terry (DJT 88) Mortal Kombat
Yuma Persona 4 Arena
Kun Xian Ho (Xian) Super Street Fighter 4 Arcade Edition
Mais do TechTudo