Por Renato Carvalho; Para O TechTudo


The Last of Us traz um modo multiplayer diferenciado, que apesar de lembrar a série Uncharted pela modelagem dos personagens e cenários, traz uma proposta completamente diferente. Leia as dicas abaixo e saiba como manter uma comunidade em harmonia, liquidando inimigos, recolhendo suprimentos e evoluindo seu progresso de maneira consistente.

Multiplayer de The Last of Us é complexo e oferece inúmeros recursos. (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Entenda os menus

Embora possua o idioma localizado, o modo online de The Last of Us pode gerar algumas dúvidas nos usuários mais novos. Antes de seguir para o combate, tente entender as diferenças entre os modos Suprimentos e Sobreviventes, as características das armas e as melhorias possíveis. E não se esqueça de cadastrar seu Facebook para obter uma experiência ainda mais interessante.

As armas devem ser definidas conforme o seu estilo de jogo 

Escolher a arma correta é um fator decisivo. Antes de participar das batalhas, os jogadores poderão escolher um estilo de jogo que varia em quatro possibilidades: Ataque, Franco-atirador, Suporte e Furtividade.

Analise as opções, tendo em mente que sua escolha deverá influenciar nas características das armas disponibilizadas inicialmente e nas melhorias. Ao avançar no game, o usuário também poderá montar seu próprio estilo de armas, selecionando os itens que mais agradam.

Menu de armas do multiplayer de The Last of Us. (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Jogar como equipe traz vantagem

O multiplayer do título foi feito para se jogar em conjunto. O fato não afasta os jogadores que jogam sozinhos, mas beneficia de maneira significativa os grupos de amigos. Agir com parceria aumenta suas chances de vitória e oferece como prêmio, pontos para quem oferece suporte aos amigos atordoados, além de tornar as investidas mais fáceis.

Conheça bem cada cenário

Os cenários do game trazem variados recursos espalhados, como plataformas superiores, ambientes com dois andares e inúmeros locais que permitem investidas furtivas. Conhecer todos os atalhos é um diferencial, possibilitando que você escolha a melhor forma de abordagem de acordo com os recursos disponíveis e a quantidade de inimigos.

Conhecer os cenários é decisivo para abordagens furtivas. (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Evite se abrigar em locais com muitas entradas

Os cenários do multiplayer de The Last of Us são relativamente grandes, com consideráveis espaços abertos e inúmeras salas com variados acessos. Evite se abrigar em locais com varias entradas, limitando o espaço de acesso do inimigo e evitando um ataque surpresa.

Corra só em ocasiões necessárias 

Assim como na campanha, correr pode deixar seu personagem exposto. Evite efetuar movimentos em pé em áreas de conflito, caminhando sempre abaixado e se movimentando lentamente. Tenha sempre em mente que correr pode alertar os inimigos para a sua localização.

Só finalize o inimigo com golpes quando não correr nenhum risco

Só elimine inimigos com golpes quando a área estiver tranquila. Veja se nenhum adversário está observando suas ações antes de liquidar o rival atordoado. Parar para efetuar os socos pode oferecer segundos cruciais para o ataque de outros adversários. Lembre-se que o inimigo irá morrer em alguns instantes e veja se vale realmente a pena colocar sua vida em risco.

Recolha suprimentos espalhados pelo cenário. (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Só cure um amigo quando estiver com o controle total da situação

Curar os amigos atordoados pode ser bastante perigoso. Só ofereça suporte em áreas livres de inimigos, onde as batalhas já foram encerradas. Parar de atirar para resgatar um amigo baleado pode resultar em duas mortes, prejudicando a performance de toda a equipe e seus resultados particulares.

Quando atordoado siga na direção do amigo mais próximo

Ao ficar atordoado tente se aproximar da sua equipe ou se movimente para um local seguro. Tente sair do campo de visão do inimigo e aguarde pelo suporte. Seus amigos poderão observar que você precisa de ajuda e seguirão para onde estiver assim que possível.

Recolha suprimentos

Recolha os suprimentos espalhados pelo cenário, explorando as caixas disponibilizadas em pontos pré-estabelecidos. Pegue também os kits médicos para manter seu personagem com boas chances em batalhas.

Ao liquidar inimigos, lembre-se de seguir até o corpo em segurança e vasculhar em busca de suprimentos. Tenha sempre em mente que um grupo de sobreviventes, liderado pelo seu personagem, depende dos seus resultados para crescer de forma saudável, sem famintos e doentes.

Compre munição sempre que necessário

Observe a quantidade de munição que possui e compre novos recursos sempre que necessário. Para efetuar a compra, basta pressionar Select e depois R1 para seguir até a loja. Os itens também podem ser adquiridos no menu com uma contagem regressiva para o renascimento, evitando assim a exposição durante as partidas.

Recarregue suas armas após os confrontos e utilize os recursos médicos

Após um conflito, busque abrigo e observe seus suprimentos. Veja sua barra de saúde e recarregue seu inventário antes de buscar novos inimigos. Lembre-se de recarregar suas armas para não ser surpreendido negativamente em uma futura troca de tiros.

O recurso de escuta deve ser utilizado com moderação. (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Utilize o recurso de escuta aguçada com  moderação

O recurso que permite escutar a movimentação dos inimigos é essencial para alcançar bons resultados, porém, é recomendado que utilize com moderação. Tente se aproximar de áreas povoadas por adversários e acione o modo para identificar a movimentação antes de possíveis ataques. Lembre-se que o recurso é temporário e precisa de alguns segundos para ser recarregado.

Saiba como o mapa funciona e tente consultá-lo sempre

O mini mapa, localizado no canto superior esquerdo da tela, funciona como um radar de acesso rápido, entregando a localização dos amigos próximos e dos inimigos marcados. O recurso é essencial para os jogadores impossibilitados de acessar a escuta aguçada que precisam identificar a localização dos adversários imediatamente.

Confira um vídeo abaixo com as dicas citadas:

Mais do TechTudo