Por Felipe Vinha; Para O TechTudo


Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados é o novo game inspirado pelo famoso desenho animado que chega ao PlayStation 3 em novembro deste ano. O TechTudo testou o jogo e pôde conferir as novidades, tanto em jogabilidade quanto em termos de personagens e gráficos. Vale dizer que o título apresenta mais de 50 heróis selecionáveis, com direito a deuses, cavaleiros de ouro e mais. O game chega às lojas em novembro, totalmente em português, sem um preço divulgado.

Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação) (Foto: Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Mudanças no foco do game

Bravos Soldados é bastante diferente do jogo anterior, lançado também no PS3. Em vez de um game focado na aventura e sem modo versus, a nova versão traz batalhas "um contra um", lembrando mais um jogo de luta do que qualquer outro gênero. Aqui, o forte está nos combos, com direito a uma boa simulação do que ocorre no anime.

Os combos funcionam, apesar de não se encaixarem perfeitamente com os golpes especiais. Estes últimos, basicamente, são apenas “colírio para os olhos”: bonitos, mas pouco funcionais. Tiram pouca vida do inimigo e podem ser evitados facilmente. A impressão que passa é que o jogo não encoraja a utilizar especiais: ficar nos combos e nas esquivas já é suficiente.

Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação) (Foto: Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação)) — Foto: TechTudo

Os personagens se movem mais rápido, como nas aventuras do desenho, esquivando de golpes que aparentemente eram impossíveis de se desviar. Dependendo da habilidade do jogador, vai ser possível até mesmo escapar de dentro de um poderoso golpe especial dos inimigos - o que por si só é uma grande vantagem.

Os botões também estão mais variados, com direito a três tipos de golpes mapeados nos botões de face do controle do PS3. Ao segurar o R1 e pressionar o X, um golpe é feito, mas ao segurar o R2 e pressionar o mesmo X, outro ataque é ativado. Isso deixou os combos mais variados e técnicos. Há uma variedade de habilidades que também são ativadas por estes comandos, como o Burst Dash, Burst Attack, Big Bang Attack, Cosmo e o despertar do Sétimo Sentido.

Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Reparamos também que o jogo está mais bonito, bem mais que o primeiro, com gráficos que lembram mais o desenho animado e menos um videogame. E isso é bom, claro, já que a ideia é realmente lembrar o famoso anime. 

Um ponto desanimou durante os testes: justamente as legendas em português. Alguns errinhos aqui, outros ali, com nomes de golpes trocados. Por exemplo: o golpe de Shiryu que se chama "Excalibur" era traduzido como "Cólera do Dragão", e que na verdade é um outro movimento bem diferente. Já o golpe de Afrodite contava com erros de português e era chamado era chamado erroneamente de "Rosas Demoníaca".

Porém, um representante da Namco Bandai deixou bem claro que não se tratava da versão final do game e a intenção era de lançar o jogo perfeito, sem nenhum tipo de erro nos textos ou traduções.

Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Dezenas de personagens "jogáveis"

Como já citamos, o jogo conta com pelo menos 50 personagens ou mais, se você considerar alguns secretos. Contamos os espaços presentes na tela, com alguns heróis revelados e outros apenas com o espaço vazio. Calcule que pelo menos 12 serão os Cavaleiros de Ouro e 10 as duas versões dos Cavaleiros de Bronze.

A promessa é ter heróis e vilões das sagas Santuário, Poseidon e Hades. Asgard ficou de fora, por não ser material oficial do mangá original, mas há rumores de que a saga possa ser lançada por DLC. O representante da empresa desconversou a respeito e alegou que somente as três inicialmente citadas farão parte da campanha.

Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Apesar de termos visto apenas o Modo Versus, de luta um contra um, a Namco Bandai prometeu ainda que a versão final terá uma série de modos, incluindo, possivelmente, a campanha, com o desenrolar da história. Resta agora aguardar pelo lançamento do título, que ocorre no Brasil em novembro deste ano.

Mais do TechTudo