Publicidade

Por Paulo Alves; Para O TechTudo


Os Gifs finalmente chegaram ao Facebook! E, embora ainda não exista uma forma nativa de incluir as animações na rede social, o site Giphy.com acaba de oferecer uma maneira de compartilhar Gifs na maior rede social do mundo, da maneira mais fácil: copiando e colando!

Giphy adiciona animações em gif no Facebook como se fossem vídeos (Foto: Reprodução/Giphy) — Foto: TechTudo

Basta acessar o site, buscar o Gif que você quiser e, embaixo da imagem, copiar o link ao lado de ‘Share Gif’. Depois, é só colar em seu status do Facebook. E pronto! O link irá se comportar como um link de vídeo, similar ao do YouTube, bastando "play" para ser exibido.

Para compartilhar no Facebook, basta copiar o link em 'Share Gif' e colar no Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Para visualizar o Gif em um post do Facebook, basta clicar na imagem que tem um botão de "play" em azul. Ela será ampliada e executada em loop, como um Gif animado comum.

E então, está ansioso para estrear os gifs no seu perfil do Facebook? Todo mundo está! Por isso a página do Giphy.com chegou a ficar fora do ar com tráfego intenso de acessos. O site já voltou ao normal, mas ainda pode estar um pouco instável. Se isso acontecer novamente, procure Gifs publicados no blog do Giphy, copie a URL e cole no seu post do Facebook.

Giphy adiciona animações em gif no Facebook; site oferece vários exemplares (Foto: Reprodução/Giphy) — Foto: TechTudo

Giphy usa truque para 'falso GIF' no Facebook; entenda

Segundo o representante do Giphy, Jace Cooke, o truque utilizado deve considerado uma publicação original de Gifs no Facebook. No entanto, o arquivo compartilhado na rede social é na verdade um arquivo Flash. Em comunicado ao Mashable, um representante do Facebook negou que estes sejam Gifs originais, e os dois sites agora disputam uma queda de braço.

Vale lembrar que não existe suporte para arquivos gifs no Facebook e o próprio arquivo compartilhado pelo Giphy comprova isso. Na verdade, o serviço compartilha um pequeno vídeo em Flash que se repete pois foi criado em loop. Para reforçar a informação de que não é um Gif original, o arquivo é apresentado exatamente como um vídeo compartilhado. É necessário que o usuário clicar sobre o botão "play" para iniciar a reprodução do “falso Gif”.

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre a animação, que se parece com um vídeo embedado, é possível visualizar todas as opções do arquivo flash. Gif, ou 'falso Gif'?

Via Lifehacker e Mashable / Colaborou Marvin Costa

Mais do TechTudo