Publicidade

Por Thiago Barros; Para O TechTudo


O MercadoPago é uma plataforma que permite receber e fazer pagamentos online. Com a ferramenta, o usuário pode realizar compras em sites associados ao serviço por meio de boleto ou cartões de crédito (com possibilidade de parcelamento) ou débito em conta corrente.

Mercado Pago é seguro? Saiba tudo sobre a carteira digital na Black Friday

Funcionando como um intermediário entre o vendedor e o comprador, o Mercado Pago facilita as transações, mantendo todos os seus cartões numa carteira digital e evitando o cadastro em outros sites de compra. Usar é simples e o TechTudo mostra neste tutorial.

Passo 1. Acesse o site do Mercado Pago e escolha o seu país;

Selecione o Mercado Pago do Brasil (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Passo 2. Caso você tenha uma conta no Mercado Livre, pode fazer login com ela. Se não for o caso, realize um rápido cadastro com seus dados pessoais e de pagamento.

Clique em cadastre-se para registrar uma conta no serviço (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Passo 3. Na tela principal "Minha Conta" é possível visualizar quanto de crédito o usuário tem e as opções de enviar dinheiro para alguém ou para sua própria conta. No centro, em "Pagamentos"e "Recebimentos" são exibidos os pagamentos feitos ou recebidos.

Há ainda as opções de Ferramentas” e “Central de Soluções”, para personalização;

Esta é a primeira tela que você vê ao logar no MP (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Passo 4. Em “Minha conta”, o usuário pode ver seu histórico. Ou seja, todas as transações já feitas e visualizar os dados da sua conta, além de poder editá-los.

Edite a sua conta e tire dúvidas nesta tela (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Passo 5. No entanto, a opção mais importante é a de adicionar dinheiro à conta. Ela tem funcionamento bem simples: você coloca o valor que deseja e gera um boleto.

Depois, é só pagá-lo e, pronto, o valor será depositado em sua conta no serviço. A função é útil para quem não quer fazer transações com cartões e pretende apenas transferir valores;

Gere o boleto, pague e você terá crédito na sua conta (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Passo 6. Na aba de pagamentos, o usuário visualiza tudo o que já pagou. As opções de “Enviar dinheiro” para outros usuários, como modo de pagamento por algum produto comprado na rede, e “Recarregar seu celular” pré-pago só podem ser feitas se o usuário tiver dinheiro em sua conta do Mercado Pago. Não é possível utilizar cartões de crédito.

Confira os dados de todos os pagamentos feitos por você (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Passo 7. Em recebimentos, você, primeiramente, visualiza tudo o que já ganhou. Depois, pode cadastrar uma conta bancária para “Retirar dinheiro do Mercado Pago”.

Você pode transferir dinheiro para conta no banco (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Passo 8. Em “Ferramentas”, você pode pegar códigos de botões para inserir em blogs ou sites, além de e-mail ou rede social, para sinalizar que aceita Mercado Pago.

Aqui, você escolhe botões para compartilhar (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Passo 9.  Por fim, na “central de soluções”, o usuário recebe informações sobre qualquer dúvida ou problema com o serviço.

Nesta opção, você pode reportar problemas (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

É bem simples utilizar o Mercado Pago. Estes são os menus e tarefas básicas que você pode fazer usando o serviço, aceito em diversos sites de compra no Brasil e no mundo.

Quer saber se a Amazon entrega no Brasil? Confira a resposta no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo