Por João Kurtz; Para O TechTudo


O WeChat é um novo aplicativo de troca de mensagens de texto e voz que chegou para concorrer com o WhatsApp. Ele foi lançado pela empresa chinesa Tencent como alternativa ao rival, que começou a cobrar pelos serviços e está disponível para vários sistemas operaçionais móveis, como iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian.

Em seu país de origem, o WeChat possui cerca de 230 milhões de usuários, atingindo 300 milhões em todo o mundo. Na China, ele também é usado como forma de pagamento através de parcerias com empresas do ramo de restaurantes como o McDonald's.

O aplicativo possui diversas funções além da troca de mensagens. O app permite, por exemplo, que os usuários descubram e conversem com pessoas que estão por perto por meio de sistema de localização. O WeChat também possui integração com redes sociais como o Facebook, permitindo a inclusão automática de amigos na lista de contatos.

O WeChat também suporta chamadas de vídeo em HD. Uma ferramenta curiosa, que pode ser vista como um diferencial é a função “Agitar”. Ela permite que usuários que agitem seus dispositivos ao mesmo tempo sejam redirecionados para um chat para conversarem.

O aplicativo permite a utilização através da web, mas complica um pouco o processo de login. É preciso fazer a leitura de um QR Code no site do WeChat com o aparelho para ter acesso.

Conheça o WeChat, aplicativo rival do WhatsApp com novas funções e mensagens (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O WeChat pode ser baixado de graça no TechTudo Downloads.

Mais do TechTudo