Publicidade

Por Felipe Velloso; Para O TechTudo


O TweeDeck, famoso gerenciador de redes sociais, foi comprado pelo Twitter e acabou perdendo uma de suas principais funcionalidades: a administração de múltiplas contas em diferentes serviços. Atualmente, é possível administrar apenas contas do microblog. Para os órfãos do programa, o TechTudo decidiu montar uma lista softwares capazes de substituí-lo.

Tweetdeck (Foto: Reprodução/Technobuffalo) — Foto: TechTudo

HootSuite

O HootSuite já é um velho conhecido dos usuários de Twitter e permite administrar contas no microblog, no Facebook, LinkedIn, Instagram, Foursquare, Google+, entre outros. Para desktop, o serviço funciona apenas em navegadores e possui versões gratuitas e pagas.

Sua principal função é permitir o gerenciamento de múltiplas contas, centralizando o login e a publicação em uma única tela. Na versão gratuita, este número é limitado a cinco perfis.

HootSuite (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O aplicativo também oferece relatórios analíticos de uso, alicativos com conteúdos extras e uma função chamada “Conversations”, que permite a comunicação entre membros de uma mesma equipe que usam as mesmas contas de redes sociais para publicar. Em termos de interface, o HootSuite lembra muito a versão web do Tweetdeck, tendo, inclusive, os mesmos problemas de falta de customização e flexibilidade. Ainda sim, ele é uma das melhores opções e também pode ser baixado gratuitamente como um aplicativo para iPhone (iOS) e Android.

UberSocial

O UberSocial é um aplicativo exclusivo para dispositivos móveis, com versões para iOS, Android e BlackBerry. Permite gerenciar múltiplas contas do Twitter, além de publicar simultaneamente no microblog e no Facebook. Sua interface é limpa e organizada, sendo certamente uma das opções mais interessantes para quem interage via dispositivos móveis.

UberSocial (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O software também possui dezenas de esquemas de cores diferentes, pré-visualização de vídeos, links e imagens sem a necessidade de sair do aplicativo. O usuário também pode aplicar efeitos nas fotos publicadas usando o próprio aplicativo. O UberSocial é leve e roda em quase todos os aparelhos compatíveis do mercado sem maiores complicações.

Yoono

O Yoono, assim como o antigo Tweetdeck, conta com versões para dispositivos móveis, desktop e extensão para navegadores. O serviço permite administrar contas do Twitter, YouTube, Facebook, LinkedIn, Flickr, Foursquare, entre outros em apenas um dashboard.

Yoono (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Sua interface garante a inclusão de diferentes redes sociais em uma única timeline, que pode organizada de acordo as preferências do usuário. O problema do Yoono é que os desenvolvedores informaram não ter dinheiro para continuar atualizando o programa. A versão para iPhone foi cancelada e a versão para Android nunca foi finalizada por eles.

Existe uma promessa de que o serviço web continuará funcionando e não será abandonado como o Tweetdeck, mas a empresa responsável precisa monetizar o seu negócio de maneira efetiva o quanto antes para que ele continue. Aproveite enquanto é tempo suas facilidades!

Sprout Social

O Sprout Social é um aplicativo que reúne dezenas de ferramentas para gerenciar de forma mais eficiente as redes sociais. Além de permitir utilizar múltiplas contas em diversas redes (Twitter, Facebook, LinkedIn e outras), o programa também oferece algumas das melhores ferramentas de análise e estatística para que o usuário possa medir a eficiência da sua atuação na web.

O Sprout Social é o mais caro entre os substitutos do Tweetdeck (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O Sprout Social é um produto pago, sendo um dos mais caros serviços de publicação e gerenciamento de mídias sociais. No entanto, ele possui uma diversidade de recursos que seus concorrentes não têm. Para descobrir a idade média e o sexo dos leitores ou que dia da semana a página recebe mais visitas, basta selecionar a categoria na busca e a resposta vem em segundos.

Na sua opinião, qual é o melhor gerenciador de mídia social? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo