Por Emanuel Schimidt; Para O TechTudo


O Doodle do Google comemora neste sábado o Dia da Árvore. A data é celebrada anualmente no dia 21 de setembro e coincide com a chegada da primavera e o florescimento de novas mudas. Na página inicial do buscador, um jardim construído com letras em forma de árvores reproduz a palavra Google com uma animação em que duas crianças plantam sementes.

Doodle do Google comemora Dia da Árvore (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Curiosamente, a data conhecida por Dia da Árvore deixou de existir oficialmente em 1965, quando o então presidente Castelo Branco criou a chamada Festa Anual da Árvore, que durava uma semana, em substituição a ela. Segundo o Ibama, uma das razões para se comemorar uma semana inteira é que “um único dia não era suficiente para se fazer as diversas atividades relativas à sensibilização da importância da flora, bem como o seu plantio”. O decreto trazia ainda ressaltava a “importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos” (Lei 55.795 de 24 de fevereiro de 1965).

Nessa mesma lei, o governo determinou que a Festa Anual da Árvore seria comemorada em duas diferentes épocas no Brasil, dependendo da região:

- Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul: a semana teria início no dia 21 de setembro de cada ano, período que marca o início do das chuvas e, consequentemente, maior produtividade das plantas;

- Regiões Norte e Nordeste: comemorada na última semana de março. Segundo o Ibama, em setembro a região atinge o ápice da estiagem, e os plantios não são tão produtivos quanto se espera, atrapalhando o crescimento das árvores.

Dia Internacional das Florestas

O ano de 2013 também marca o início do “Dia Internacional das Florestas”, em 21 de março. A data foi criada pela FAO, órgão de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, com o intuito de conscientizar sobre a importância não apenas das árvores, mas também das florestas, na vida de todos os seres vivos da Terra.

Sinônimo de vida, as árvores podem nos trazer benefícios que vão desde uma sombra aconchegante até a matéria-prima para produzir uma folha de papel. Pensar na árvore não apenas como produto, mas como ser-vivo que faz parte do ecossistema da vida na Terra, da qual nós, humanos, fazemos parte, é responsabilidade de todos.

Tem alguma dúvida de tecnologia? O Fórum do TechTudo te ajuda

Mais do TechTudo