Por Paulo Alves; Para O TechTudo


Três novos processadores estão chegando ao mercado de dispositivos móveis com arquitetura x64, os Dual-Core de baixo consumo de energia i3-4010Y, i3-4012Y e i3-4020Y, que prometem alto desempenho e mais autonomia de bateria em tablets e notebooks conversíveis. Todos eles fazem parte da 4ª geração de chips da Intel (Haswell) e algumas remessas já começaram a ser distribuídas a fabricantes de computadores.

Novos chips Haswell para tablets prometem mais autonomia e performance (Foto: Reprodução/PCWorld) — Foto: TechTudo

Tablets como o Surface Pro, da Microsoft, que rodam em processadores Core oferecem bom desempenho, mas pouca autonomia de energia. Segundo a Intel, dependendo do uso, os novos chips dual-core Haswell podem oferecer até 50% mais bateria se comparados com chips Ivy Bridge, de 3ª geração. A companhia também afirma que os novos processadores oferecem melhor desempenho multimídia, apesar de serem menos eficazes para esse tipo de tarefa do que os chips de maior consumo de energia.

Os novos processadores, segundo testes da Intel baseados em cenários de uso, podem chegar a consumir somente entre 4,5 e 6 watt de energia em tablets e 11,5 watt em laptops. Os modelos i3-4012Y e i3-4020Y rodam a 1,5 GHz de clock, enquanto o i3-4010Y opera a 1,5 GHz. Todos os novos chips têm 3MB de cache, processadores gráficos integrados série 4200, e suportam memória RAM DDR3 de baixo consumo de energia.

Quer saber qual é o melhor processador para sua placa-mãe? Comente no Fórum do TechTudo!

Via PCWorld

Mais do TechTudo