Publicidade

Por Pedro Zambarda; Para O TechTudo


Metal Gear é a mais famosa franquia de jogos de espionagem da atualidade, mas sua trajetória começou há 15 anos no Japão, com o lançamento do game Metal Gear Solid. A obra foi uma recriação de um jogo de 1987, feita pelo designer de games Hideo Kojima, hoje com 50 anos. Confira abaixo detalhes do game que deu início à saga:

Facebook oficial de Metal Gear Solid, da Konami, homenageou os 15 anos do game (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

No Facebook, a produtora de games Konami prestou uma homenagem à franquia, que se tornou um dos jogos mais rentáveis na plataforma PlayStation e terá um quinto capítulo no PS4, chamado The Phantom Pain. A empresa divulgou imagens dos melhores momentos de Metal Gear Solid 1 para matar a saudade dos fãs, relembrando o clássico que deu origem à saga.

O enorme sucesso de Metal Gear Solid foi fruto de um trabalho de altíssima qualidade. Com longas animações, enredo profundo e um ótimo trabalho de dublagem dos personagens, como o de David Hayter, que se tornou símbolo do herói Solid Snake, o game se consolidou no mercado e conquistou fãs no mundo todo.

Konami presta uma homenagem à Metal Gear Solid na internet (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Enredo digno de filme

Em Metal Gear Solid, Solid Snake derrotou e matou seu inimigo e mentor, o mercenário Big Boss, em Zanzibar Land, na África. Ao retornar aos EUA, ele é recrutado para uma missão no Alasca e precisa enfrentar um grupo terrorista chamado Foxhound, liderado pelo "irmão gêmeo genético" de Solid Snake, Liquid Snake. O grupo conta com vários outros vilões, como Revolver Ocelot, Decoy Octopus, Vulcan Raven, Sniper Wolf e Psycho Mantis. Durante a missão, Snake descobre segredos de seu passado e sobre a história de Big Boss.

Outros personagens marcantes na trama são Meryl Silverburgh, filha do coronel Roy Campbell, e o ninja ciborgue Gray Fox.

O criador completa 50 anos

O criador de Metal Gear Solid: Hideo Kojima (Foto: Wikimedia Commons) — Foto: TechTudo

No último dia 24 de agosto, Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid, completou 50 anos. Kojima está no mercado de games há, pelo menos, 27 anos, desde 1986. Fã de filmes americanos e sucessos de Hollywood, o japonês decidiu seguir a carreira de games inspirado por Shigeru Miyamoto, especialmente após o lançamento de Super Mario Bros, em 85.

Kojima queria trabalhar na Nintendo, mas foi contratato como designer e planejador de games na Konami, em 1986. Na época ele teve oportunidades de criar games apenas para a plataforma MSX, muito inferior ao NES que dominava o mercado. Participou como assistente de direção no game Penguin Adventure no mesmo ano, uma sequência do Antarctic Adventure, e a partir de então nunca mais parou de criar jogos. Hoje é mundialmente conhecido como o autor de Metal Gear, Snatcher, Policenauts e da saga Zone of Enders

.

Mais do TechTudo