Publicidade

Por Thiago Bittencourt; Para O TechTudo


Conectou o seu pendrive ao computador, mas o dispositivo apresentou mensagem de erro ou não funcionou corretamente? Há algumas medidas que podem recuperar um dispositivo de armazenamento inacessível. Para te ajudar, o TechTudo preparou este tutorial completo com diversas para reparar um pendrive corrompido.

Pen drive mão segurando (Foto: Pond5) — Foto: TechTudo

Atenção: os métodos a seguir apagam os dados do seu dispositivo. No entanto, há ainda a possibilidade de recuperá-lo após o processo. Para isso, veja como usar a ferramenta Recuva para restaurar os arquivos. Se eu computador não reconhecer o dispositivo, o TechTudo tem outro tutorial para auxiliar.

-  Usando as Ferramentas Administrativas

Ao conectar o pendrive, nada acontece. Esse erro costuma assustar muitos usuários, mas ele é fácil de resolver. O problema pode estar na falta de atribuição de um parâmetro passado pelo Windows ou por algum arquivo que foi transferido incorretamente. Veja como resolver.

Passo 1: Abra o Painel de Controle do Windows e busque por “Ferramentas Administrativas”;

Ferramentas Administrativas é um recurso que pode ser encontrado no Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

Passo 2: Selecione “Gerenciamento do Computador”;

Acesse a opção Gerenciamento do Computador (Foto: Reprodução/Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

- Passo 3: Selecione “Gerenciamento de Disco";

Opção Gerenciamento de Disco oferece a possibilidade de renomear a letra da unidade (Foto: Reprodução/Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

- Passo 4:  Procure o pendrive e selecione-o com o botão direito do mouse. No menu que se abriu, selecione a opção “Alterar letra de unidade a caminho”;

Altere a letra da unidade do pendrive para que ele passe a ser reconhecido pelo Windows (Foto: Reprodução/Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

- Passo 5. Clique em “Adicionar” na nova janela que irá se abrir e selecione “Atribuir a seguinte letra de unidade”, escolha uma nova letra, e para finalizar clique em “OK”.

Com isso, o Windows passará a reconhecer o seu pendrive normalmente. Porém, se você conectar o pendrive e ele nem sequer aparecer no Gerenciamento de Disco, pode ser que o dispositivo tenha queimado algum circuito.

-Usando o Windows

Ao conectar o pendrive em seu computador, se estiver sendo exibida a mensagem “Formate o disco na unidade X para poder usá-lo”, isto significará que o sistema de arquivos do mesmo sofreu algum tipo de dano. Neste caso, siga os passos abaixo para resolver tal problema:

Passo 1. Na janela exibida, clique no botão “Formatar disco”;

Clique em 'Formatar disco' (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Passo 2. Na tela seguinte, em “Sistema de Arquivos”, escolha o tipo desejado. No campo “Rótulo do volume”, forneça um novo nome e, em seguida, certifique-se que a opção “Formatação rápida” está desmarcada. Por fim, clique no botão “Iniciar”. Tal processo, realizará uma formatação completa no dispositivo. Ou seja, além de ser executada a remoção dos dados, uma verificação em busca por setores inválidos também será realizada.

Execute a formatação completa do pendrive (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

- Programas de terceiros

Outra alternativa para recuperar um pendrive corrompido é utilizar programas tanto para corrigir possíveis erros como para formatar o disco. Caso você esteja consiga acessar o pendrive, mas ele apresente algum tipo de instabilidade, siga os passos a seguir:

Passo 1. Acesse o TechTudo Downloads e baixe a ferramenta Authorsoft USB Disk Storage Format Tool;

Passo 2. Realize a instalação do software e após o término do processo, execute-o;

Realize a instalação do utilitário de verificação de discos USB (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Passo 3. Primeiramente, realizaremos uma verificação no disco para encontrar e corrigir possíveis problemas, como setores defeituosos. Na tela principal da aplicação, marque as opções “Correct errors” e “Scan drive”. Em seguida, clique no botão “Check Disk”. O processo de verificação poderá demorar um pouco, mas o disco provavelmente estará livre de erros ao término;

Execute a verificação do disco (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Passo 4. Você também poderá realizar uma formatação completa do pendrive. Para isso, certifique-se que a opção “Quick Format” está desmarcada. Por fim, clique no botão “Format Disk” e aguarde o término do processo.

Execute a formatação completa do disco (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Pronto! Verifique se seu pendrive voltou a funcionar. Caso não, confira se o dispositivo sofreu danos físicos. É importante ressaltar que, ao executar os procedimentos deste tutorial, todos os dados contidos no pendrive serão apagados. Portanto, caso você consiga acessar os arquivos, mesmo que o dispositivo esteja instável, salve-os em um local seguro. Se tiver alguma dúvida, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo