Por Ronaldo Gogoni; Para O TechTudo


A Intel recentemente decidiu entrar na área da “Internet das coisas” ao apresentar o Quark, sua nova família de processadores SoC de baixo consumo de energia e compatíveis com qualquer plataforma. Para que o novo chip ganhe um grande número de produtos no mercado, a empresa revelou a primeira placa compatível com Arduino a vir com o chip, a Galileo.

arduino-galileo — Foto: TechTudo

O processador escolhido para equipar a placa é o Quark SoC X1000, um single-core muito parecido com um Pentium com clock de 400 MHz. A Galileo combina a performance da Intel com a expertise da Arduino na área opensource, permitindo que ele rode Linux e uma vasta biblioteca de softwares livres. A nova placa terá suporte a desenvolvimento via Windows, Linux e Mac OS X e será compatível com diversas tecnologias como USB 2.0, PCI Express e Ethernet.

Segundo o CEO da Intel, Brian Krzanic, o foco da Galileo será o ambiente educacional, e a previsão é que cerca de 50 mil placas sejam fornecidas a mil universidades em todo o mundo nos próximos 18 meses. Ela estará disponível em novembro e a companhia fornecerá maiores informações como preço e como adquirí-la através do link do projeto.

Quer saber qual é o melhor processador para sua placa-mãe? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Engadget

Mais do TechTudo