Publicidade

Por Emanuel Schimidt; Para O TechTudo


O Playstation 4 está quase chegando ao mercado, e com isso muitos jogadores precisam de informações para decidir se compram ou não o novo videogame. O console será lançado no Brasil dia 29 de Novembro custando R$ 3999 já nos Estados Unidos o PS4 chegará nessa semana, mais precisamente dia 15 de Novembro, e lá custará US$ 399 (cerca de 930 reais, sem taxas). Confira abaixo uma lista com alguns detalhes sobre o novo console da Sony.

PS4 finalmente está chegando. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Cabo HDMI incluso e sem saída de vídeo componente

O conteúdo da caixa é basicamente o mesmo de sempre: console, cabo de força, controle e cabo micro-USB pra recarregá-lo. As novidades são a presença de um headset mono para ser usado principalmente em partidas online, e um cabo de vídeo HDMI. Diferentemente dos consoles Playstation 3, que vinham com cabo de vídeo AV, o PS4 não virá com cabo para televisões antigas sem entrada HDMI. Nesse caso será necessário investir em um cabo conversor, HDMI de um lado e AV do outro. Mas, obviamente, a melhor solução é investir em uma televisão de alta-definição, já que não faz sentido ter um console tão potente rodando em televisores com imagem de baixa qualidade.

Conteúdo disponível na caixa do Playstation 4. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Jogos de graça já no lançamento

Estão confirmados 26 jogos disponíveis no lançamento do Playstation 4. A gama é bem variada, com games de esporte, tiro, aventura e vários outros. A maioria dos games são multi-plataforma, mas a Sony tem alguns exclusivos feitos pela própria companhia, como Knack e Killzone: Shadown Fall – além do aplicativo The Playroom, que virá instalado no console, e do game Resogun, gratuito para assinantes da PS Plus.

Franquias de sucesso como FIFA 14, Call of Duty:Ghosts, Need for Speed: Rivals e Battlefield 4 também estarão à venda já no lançamento do console. A lista fica completa com alguns games independentes, como Contrast, Blacklight Retribution e Warframe. No total, a Sony informou que o novo sistema terá 33 jogos lançados até o fim de 2013.

Transmita suas partidas em tempo real

Detalhe do botão Share do Dual Shock 4. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

A nova geração de consoles serão extremamente “sociais”. O Dual Shock 4, controle do PS4, terá inclusive um botão chamado Share (Compartilhar). A partir dele você poderá iniciar a transmissão online e ao vivo do seu jogo (via Ustream ou Twitch), ou um vídeo com as façanhas que realizou. Para isso, o console manterá gravado os últimos 15 minutos de partidas, permitindo ao usuário compartilhá-lo no Facebook ou tirar fotos de algum momento único.

O ponto negativo é que o console não permitirá compartilhar, ao menos inicialmente, os vídeos em outros serviços, como o Youtube, nem salvá-los no HD e copiá-los para um PC. A saída HDMI também não terá suporte inicial à placas de captura, o que pode acabar dificultando jogadores que fazem vídeos com cenas dos games.

Assinatura da PS Plus é obrigatória

PS Plus será obrigatória para disputar partidas online no PS4. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O serviço Playstation Plus, que oferece conteúdos exclusivos e jogos gratuitos mensalmente, passará a ser obrigatório para os gamers que quiserem disputar partidas online no Playstation 4. O serviço foi finalmente lançado no Brasil no fim de Outubro, e a assinatura anual custa 99 reais. A boa notícia para os donos de PS3 ou PS Vita é que a assinatura da PS Plus vale para os três consoles da Sony. Outros serviços online como Netflix continuarão a funcionar mesmo sem a assinatura do serviço. Além disso, funcionalidades do Playstation 4 como a transmissão online de suas partidas via Ustream ou Twitch, ou o compartilhamento de vídeos com suas jogadas, também não exigirão a PS Plus.

HD ficará cheio em pouco tempo

O Playstation 4 virá com um disco de 500 GB de armazenamento. Essa quantidade nos consoles antigos era mais do que o suficiente para suportar alguns anos. O PS3, por exemplo, foi lançado com um HD de apenas 80GB. Entretanto, diversos games da nova geração já mostraram que essa realidade não será mais verdadeira. Games como Call of Duty: Ghosts exigirão quase 50GB de espaço no HD para instalação de dados do jogo. Segundo a Sony, essa prática visa a garantir uma experiência de jogo suave, sem grandes loadings entre os cenários do jogo, já que muitos dos dados estarão previamente carregados.

O PS4, assim como o PS3, não tem suporte à HDs externos para gravar os jogos. No entanto, ambos os consoles foram construídos para tornar fácil a troca por um disco de maior capacidade.

Download de atualização no primeiro dia

Diversas funcionalidades do Playstation 4 só serão liberadas após o download de uma atualização, que estará disponível já no lançamento do console. Transmitir suas partidas online ou continuar a partida remotamente em um PS Vita exigirão esse patch, que terá cerca de 300 MB. A capacidade de rodar filmes em DVD ou Blu-Ray também dependerá dessa atualização. Segundo a Sony isso se deve ao fato de uma licença ser paga para cada console que ative essa funcionalidade.

Criando utilidade para o PS Vita

Um dos pontos interessantes do Playstation 4 é a possibilidade de continuar a jogar sua partida no PS Vita, funcionalidade similar à do Wii U da Nintendo e seu game pad. Muitas casas têm apenas uma televisão em alta-definição onde o console fica, o que a torna altamente disputada. Com um PS Vita em mãos você poderá ir para outro cômodo da casa e continuar sua partida do mesmo ponto onde parou. Esse “milagre” só funciona quando ambos os consoles, PS4 e Vita, estão conectados na mesma rede WiFi. Portanto, só funcionará perto do ponto de acesso da rede sem fio, então não espere ir ao trabalho e conseguir continuar a partida de lá.

Playstation 4 terá a possibilidade de continuar a partida em um PS Vita. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Em alguns países do mundo a Sony inclusive tem vendido pacotes que incluem um Playstation 4 e um PS Vita. Não há informações sobre a chegada desse pacote no Brasil, ainda mais agora que sabemos que o console será vendido por “apenas” 4 mil reais.

Com câmera 3D, mas sem Blu-Ray 3D no lançamento

O PS4 terá uma câmera. Vendida separadamente por 60 dólares (cerca de 140 reais), o acessório terá algumas funcionalidades similares ao Kinect do Xbox One, como reconhecimento de comandos por voz, de gestos e da face dos jogadores. Como o aparelho tem duas câmeras, pode fazer imagens 3D do ambiente. O acessório também reconhece os controles dos jogadores, “enxergando” a luz que é emitida por eles.

Apesar da função com a câmera, o console não vai ser compatível com Blu-ray 3D no lançamento. No futuro o PS4 deve receber uma atualização que compatibilize o sistema com a tecnologia. Como ele já possui um drive capaz de ler Blu-ray, tecnicamente nada impediria a possibilidade de uma atualização resolver o problema.

Você pretende comprar o PlayStation 4 em seu lançamento nacional? Responda no fórum TechTudo.

Mais do TechTudo