Por Rodrigo Gurgel; Para O TechTudo


Alterar a senha do roteador ocasionalmente é muito importante para manter a segurança da sua rede Wi-Fi. Deixar o mesmo código por muito tempo aumenta as chances de que vizinhos o descubram, o que pode gerar desde lentidão na rede até invasões e infecções com vírus.

Para evitar que isso aconteça, ensinamos como alterar o nome da rede Wi-Fi e a senha. O modelo usado no tutorial é o TP-Link TD-W8951ND, mas o passo a passo é praticamente idêntico em aparelhos de outras fabricantes.

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Antes de tudo, é necessário acessar seu roteador. Para fazê-lo, você precisa descobrir o IP de acesso. Veja como descobrir o IP do seu roteador neste tutorial que irá guia-lo nessa primeira parte.

Passo 1. Com o IP de acesso em mãos, basta colocá-lo na barra de endereços do seu navegador, como se fosse navegar para um site qualquer. Uma tela pop-up, como a da imagem, aparecerá na tela para pedir pelo nome de usuário e senha do roteador. Lembre-se de utilizar o login do equipamento e não do usuário da sua internet.

Tela de acesso às configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

A grande maioria dos roteadores utiliza um login padrão, onde a combinação usuário/senha é: admin/password ou admin/admin. Caso não seja nenhuma dessas e você não se lembre de nenhuma combinação, será necessário resetar o roteador para acessá-lo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Após inserir o usuário e senha, você estará na tela de configurações do seu roteador. Entre em “Interface Setup” (em alguns modelos, esta opção é substituída por “Basic Settings”) e clique em “Wireless” (ou “Sem fio”). Vá até a seção “WPS Settings” e troque o nome em “SSID” pelo novo nome de rede desejado. Neste exemplo, a rede Wi-Fi recebeu o nome de TechTudo.

Destaque para seção de nome da rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Passo 3. Agora vá até a seção “WPA2-PSK” e altere o campo “Pre-Shared Key”, colocando a nova senha. Neste exemplo, a senha da rede TechTudo recebeu o nome de “TudoTech”.

Alteração da senha do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Passo 5. Clique no botão “Salvar” e pronto, o novo nome de rede Wi-Fi e senha já foram aplicados ao seu roteador.

Botão salvar aplica novo nome de rede Wi-Fi e senha do reteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Se tiver alguma dúvida sobre Internet ou segurança, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo! 

Mais do TechTudo